VIDA URBANA
População usa água de galerias por onde passa rede telefônica em Campina Grande
Abastecimento começa a ser retomado nesta segunda (18), prevê Cagepa.
Publicado em 17/03/2019 às 16:29 | Atualizado em 18/03/2019 às 12:19
Com a interrupção no abastecimento desde a noite de sexta-feira (15), os campinenses se “viram” como podem para ter acesso a água. Neste domingo, alguns moradores do bairro de José Pinheiro, na Zona Leste da cidade, abriram as tampas das galerias por onde passam as redes telefônicas subterrâneas para tirar a água com baldes. A previsão da retomada do abastecimento, com 30% da vazão, é para esta segunda-feira (18), revela a Cagepa em nota divulgada neste domingo.
Alguns dos moradores tomaram banho no local, enquanto outros levaram para casa até em botijões de água mineral. Eles garantiram que a água seria utilizada apenas nos banheiros e na limpeza da limpeza, visto é imprópria para o consumo humano.
O vigilante Orlando Viana disse que foi surpreendido com a suspensão do abastecimento, na sexta-feira, e não tem mais água em sua residência. “Fomos pegos de surpresa com a falta de água por isso estamos aqui pagar pega água dessa galeria e utilizar para lavar prato, limpar banheiro e tomar banho", justificou Orlando.
Nota da Cagepa
Em nota divulgada na tarde deste domingo, a Gerência Regional da Borborema da Cagepa informou que o abastecimento, com 30% da vazão, deverá ser retomado nesta segunda-feira (18), em sistema de rodízio. A previsão de regularização total é para a sexta-feira (22). Veja a nota abaixo:
"O fato ocorrido na noite da última sexta-feira, na Estação de Tratamento de Gravatá, resultou em diversos danos às instalações elétricas, principalmente à subestação elétrica, com a avaria dos 4 transformadores. Os mesmos não apresentaram mais condições de funcionamento. Diante disso, adotaram-se as seguintes medidas:
1. Diagnóstico do estado das instalações elétricas e os equipamentos;
2. Aquisição dos equipamentos e materiais a serem utilizados na recuperação das instalações elétricas;
3. Disponibilização de cerca de 40 técnicos da CAGEPA (Campina Grande e João Pessoa) para a montagem de toda a instalação danificada e a instalação dos equipamentos;
4. Disponibilização de 1 transformador da estação elevatória de Boqueirão;
5. Transporte de 2 transformadores (cada um com 10 toneladas), oriundo do Estado de Pernambuco.
Desde a madrugada da sexta-feira, as equipes da CAGEPA vêm atuando na montagem das novas instalações elétricas e equipamentos. A maior complexidade vem sendo com a montagem da subestação elétrica. A perspectiva era da conclusão da instalação de um deles até o término do domingo, 17 de março, mas não foi possível. A nova previsão de término da instalação do transformador é para o dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março. Com a instalação de um transformador, o sistema de abastecimento volta a operar com 30% da vazão necessária.
Os outros 2 transformadores estão sendo deslocados para Campina Grande e a previsão de início da instalação é a partir da terça-feira.
Assim, no que se refere ao abastecimento do sistema, a previsão é de que inicie no dia de amanhã, segunda-feira, 18 de março, a distribuição da água com uma vazão de 30 % da vazão necessário. Para isso, ainda no dia de amanhã será divulgado o plano de contingenciamento, com o cronograma de atendimento, que deverá seguir até à próxima sexta-feira, 22 de março de 2019. A previsão de regularização do abastecimento é para o dia 22 de março de 2019.
Por fim, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando incessantemente na melhoria dos serviços prestados à população de Campina Grande e região".
.
Comentários