VIDA URBANA
Praias não têm chuveiro nem banheiros públicos
Banhistas precisam recorrer aos donos dos bares para poder usar os banheiros.
Publicado em 09/12/2012 às 14:30
Uma carência em comum nas cinco praias visitadas está relacionada a banheiros e chuveiros públicos, que não estão instalados em nenhuma delas. Com isso, banhistas precisam recorrer aos bares da orla. “Quando sentimos a necessidade de usar o banheiro, a solução é ir até os quiosques (bares) e ver se os donos estão dispostos a nos fazer essa gentileza”, relatou a aposentada Ana Adélia, 62 anos, que reside em Porto Alegre, no Sul do país, mas que está em férias em João Pessoa, aproveitando a praia de Cabo Branco na companhia do esposo.
Segundo o diretor de Serviços Urbanos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), José Audecir, não há instalação de banheiros públicos nas praias por questões ambientais, onde a Secretaria de Meio Ambiente autoriza a colocação de banheiros químicos apenas para eventos.
Entretanto, José Audecir garantiu que os proprietários dos quiosques têm obrigação de disponibilizar os banheiros para clientes e não clientes, sem cobrança de taxa, por meio da concessão estabelecida pela Sedurb.
Intermares e Poço
Durante as visitas a Intermares e praia do Poço, não foi verificado pela reportagem a presença de Bombeiros salva-vidas no ponto de apoio, localizado próximo ao Bar do Surfista, mas o comandante do Pelotão de Salvamento Aquático do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros, major Eric Oliveira, disse que os Bombeiros ficam no local apenas aos sábados e domingos, das 8h às 15h, devido ao baixo movimento nos demais dias e horários. “No verão termos seis posto implantados em Cabedelo, sendo três em Camboinha e três entre Bessa e Poço”, disse.
Por outro lado, conforme major Eric Oliveira afirmou, cerca de 30 homens, distribuídos em 12 postos, fazem a proteção diária dos banhistas nas praias de João Pessoa.
Comentários