VIDA URBANA
Praias urbanas são as melhores para as crianças
Bombeiros recomendam Cabo Branco e Tambaú.
Publicado em 05/01/2014 às 8:00 | Atualizado em 22/05/2023 às 12:41
Fazer castelinhos na areia, correr sem limites e entrar no mar sem medo são as principais ações das crianças tão logo chegam à praia. Com o verão e as férias, o Litoral paraibano é destino certo para pais que buscam águas calmas e grandes faixas de areia, onde podem ficar mais tranquilos enquanto os pequenos brincam até esgotar as energias.
De acordo com o coronel Erik Oliveira, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros da Paraíba, infraestrutura é a palavra-chave na hora de escolher uma praia para curtir com os pequenos e, portanto, as praias urbanas da Grande João Pessoa são indicadas por contar com boas condições hoteleiras, de policiamento, alimentares e sanitárias para que a estada da família seja tranquila.
“Apesar de com o verão e as férias muitas famílias escolherem as praias mais isoladas, para fugir do tradicional, da orla urbana, elas devem ser sumariamente evitadas especialmente quando existe a presença de crianças. Apesar de belíssimas, as praias de Tambaba, Gramame e Praia Bela, que possuem maceiós são extremamente arriscadas e estatisticamente falando, são as que registram maior número de acidentes, até mesmo com adultos. Para que durante essas férias os pais não precisem se preocupar com as emergências e descartem surpresas desagradáveis, nós do Corpo de Bombeiros recomendamos as praias do Cabo Branco, Tambaú e Seixas”, afirmou o coronel Erik Oliveira.
A praia do Cabo Branco foi a opção escolhida pelo técnico em artes gráficas José Augusto dos Santos, de 56 anos, para levar o neto Lucas Carneiro, de apenas dois anos. Embaixo das sombras de alguns coqueiros, o vovô estendeu uma toalha, levou um grande isopor com bebidas e frutas e deixou o pequeno aproveitar as areias brancas do jeito que mais gosta: enchendo seu carrinho de plástico com areia.
“Estou de férias e minha felicidade é aproveitar os momentos ao lado dele. Enquanto os pais trabalham eu cumpro o meu papel de avô, mas antes de sair de casa, sempre acompanho os jornais em busca de informações sobre a balneabilidade das praias, apesar de minha aposta ser sempre o Cabo Branco.
Aqui é muito tranquilo, os coqueiros nos proporcionam uma sombra gostosa e é perto de tudo, caso alguma urgência ocorra ou ele queira comer algo que eu não tenha trazido é só caminhar um pouquinho e já encontramos os quiosques. Aqui é realmente uma excelente opção de lazer para as crianças”, afirmou José Augusto dos Santos.
Na praia do Cabo Branco, uma boa pedida é o início da orla, onde recifes formam piscinas e é possível visualizar peixinhos, o que por si só, representa um bom entretenimento para os pequenos. Além disso, guarda-vidas estão a postos nas praias urbanas, bem como placas da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) indicando a balneabilidade e a presença de quiosques garante uma “base de apoio” para alimentação e até mesmo um soninho da tarde, além do acesso a transporte, como táxis na hora de fugir para o aconchego do lar.
Além disso, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa (Sedurb), para a concessão do espaço público para instalação de bares e quiosques ficou assegurado a obrigatoriedade de os comerciantes disponibilizarem os banheiros para clientes e não clientes, sem cobrança de taxa, o que é muito bem vindo para quem aproveita o sol com as crianças.
Comentários