VIDA URBANA
Prazo para vacinação contra a poliomielite termina nesta quarta
Paraíba ainda tem 61 municípios abaixo da meta para poliomielite e 66 para sarampo
Publicado em 30/12/2014 às 7:31 | Atualizado em 01/03/2024 às 16:58
Amanhã será o último dia da campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo na Paraíba; 61 municípios da Paraíba ainda estão com o índice abaixo da meta para poliomielite e 66 para sarampo. As cidades de Curral de Cima e Marcação, localizadas no Litoral Norte do Estado, são as que detêm as menores coberturas entre os municípios paraibanos. Essas localidades e as demais que ainda não atingiram a meta têm até o dia 9 de janeiro para alimentar o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).
Segundo a chefe do núcleo de imunização da Secretaria de Estado da Paraíba (SES), Isiane Queiroga, a previsão é que a campanha seja encerrada amanhã, mas a SES aguarda uma decisão definitiva do Ministério da Saúde, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
A secretária de Saúde de Marcação, Maria de Lourdes Silva, afirmou que o município não está conseguindo atingir a meta de imunização porque há uma discrepância nos dados da população de crianças entre seis meses e 5 anos fornecidos pelo Ministério da Saúde, com a quantidade que, de fato, existe na cidade.
“Finalizamos hoje (ontem) um levantamento sobre quantas crianças já foram vacinadas, mas acontece que há em nossa cidade uma extensa área indígena e foram colocadas para o nosso território, três aldeias que na verdade pertencem à cidade de Rio Tinto. Por isso, a meta que nos foi dada era para vacinar 724 crianças, contra pólio e somente foram beneficiadas 593”, falou.
De acordo com o Núcleo de Imunização da Paraíba, em João Pessoa já foram vacinadas 92,55% das crianças contra a pólio e 83,82% contra o sarampo. Em Campina Grande, esse número é de 72,92 e 78,24%, respectivamente.
A média da cobertura vacinal no Brasil é de 90,98% para pólio e 85,17% para o sarampo, o que teoricamente poderia colocar a Paraíba em uma posição confortável. As vacinas encontram-se disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) em todos os municípios da Paraíba e os pais ou responsáveis pelas crianças precisam levar aos locais o cartão de vacina para que ele seja atualizado. O objetivo da campanha é imunizar 262.008 crianças contra a pólio e 233.567 contra o sarampo.
Comentários