icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prédio oferece riscos à população da capital

Imóvel localizado no bairro do Varadouro está abandonado e tem rachaduras e infiltrações.

Publicado em 20/04/2014 às 8:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 11:55

Um prédio onde funcionou uma antiga concessionária, no bairro do Varadouro, em João Pessoa, está abandonado e oferece riscos à população. As rachaduras nas paredes, infiltrações no teto e surgimento de plantas no interior do imóvel comprometem a estrutura, que já apresenta corrosão nas partes metálicas.

De acordo com moradores e comerciantes das proximidades, a concessionária, localizada entre as avenidas Eupídio Alves e F.

Vital, parou de funcionar há pelo menos 5 anos. Desde então, apenas dois vigilantes fazem a segurança do imóvel para evitar invasões e vandalismo. Inutilizado, o prédio tem sofrido o desgaste natural e é visível a degradação na estrutura, cuja parte do forro do teto está cedendo e a vegetação já compromete a segurança do primeiro andar.

“Faz muito tempo que isso aqui está assim. Acho que esse prédio merecia uma restauração e poderia ser reaproveitado.

Agora, se não fizerem nada, vai terminar caindo e causando acidente”, disse o comerciante José Barbosa. Já o mecânico Fernando dos Santos, acrescenta que o lixo e mato, que cresce no interior do imóvel, favorece à proliferação de insetos e doenças, como a dengue.

“Essa parte que tem o mato pode fazer com que as paredes fiquem rachadas, mesmo o prédio sendo de laje e o mato faz com que apareçam muitos insetos”, comenta. No primeiro andar da estrutura os vidros das janelas estão quebrados e parte do gesso que forrava o teto já desabou. Mesmo com o risco de acidentes, muitos motoristas utilizam o pátio do antigo prédio como estacionamento.

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, informou que imóveis nesta situação são vistoriados e as informações são repassadas à Secretaria Municipal de Planejamento, que notifica os proprietários. Contudo, ele informou que o órgão ainda não recebeu denúncias ou chamados sobre a situação da antiga concessionária, mas adiantou que a população pode solicitar uma fiscalização no local.

“Nós vamos até o local e se a Defesa Civil entender que o imóvel pode oferecer risco, nós interditamos e a Secretaria de Planejamento notifica o proprietário para que sejam feitos os reparos”, completa.

O proprietário do imóvel, que pertence a um grupo de concessionárias de veículos, informou à reportagem que, em no máximo um mês, será iniciada uma reforma para recuperação do prédio.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp