VIDA URBANA
Prefeitura de João Pessoa amplia número de escolas de tempo integral
Número deverá ser ainda maior em 2016, já que até dezembro próximo, cinco novas unidades estarão com obras em andamento.
Publicado em 20/01/2015 às 11:09 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:20
Das 95 escolas municipais de João Pessoa, 14 delas são de tempo integral. No entanto, o número deverá ser ampliado até o início do próximo ano, já que até dezembro próximo, cinco novas unidades estarão com obras em andamento nos bairros do Alto do Mateus, que teve a construção autorizada na manhã de ontem, João Paulo II, Mumbaba (Cidade Verde), Gramame (Colinas do Sul) e Loteamento Colinas do Sul II. O objetivo da Prefeitura é integrar o ensino regular com atividades esportivas e culturais.
A construção da primeira escola de tempo integral do bairro do Alto do Mateus, localizada à rua Abrózio R. de Sousa, vizinho à Escola João XXIII, deverá ampliar o acesso à educação na área, onde os alunos irão entrar na escola pela manhã e sair no final da tarde, com direito a todas as refeições. A obra foi orçada no valor de R$ 3,4 milhões, com recursos do governo federal e com contrapartida da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
A estrutura vai contar com 12 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório de informática, recreio coberto, refeitório, ginásio poliesportivo e uma bateria de banheiros específicos para escolas de tempo integral, com chuveiros e vestiário.
Para o prefeito Luciano Cartaxo, a nova escola pretende aumentar a oferta do ensino integral, garantindo educação regular em um turno e acesso a atividades esportivas, culturais, recreativas e de reforço escolar, contando com salas climatizadas e uma central de monitoramento por câmeras de segurança, dentro do programa 'Escola Segura'. “Os alunos vão poder participar de atividades que vão além da sala de aula e possibilitam o seu crescimento como cidadão. Queremos consolidar este padrão para que as crianças possam aproveitar ainda mais o convívio escolar”, afirmou.
Já a secretária municipal da Educação, Edilma Ferreira, destacou o impacto da obra para o bairro. “Este equipamento foi muito desejado pela comunidade e que vai nos dar a oportunidade de trabalhar melhor a questão social no desenvolvimento dessas crianças e de envolver a família em todo processo educacional, o que é fundamental para o sucesso dos alunos”, frisou.
Comentários