VIDA URBANA
Prefeitura de JP lança projeto com ônibus interligando bairros próximos e passagem a R$ 2
Conexão Bairro funciona a partir desta terça-feira (6) e vai custar R$2.
Publicado em 05/10/2020 às 12:57 | Atualizado em 05/10/2020 às 18:04
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) lançou, nesta segunda-feira (5), o projeto Conexão Bairro, que vai contar com linhas de ônibus interligando bairros próximos com passagens no valor de R$ 2. A novidade faz parte do Plano de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Planmob), que conta com um amplo estudo, orientando todos os investimentos e ações para mobilidade. O projeto começa a funcionar já nesta terça-feira (6)
O Conexão Bairro pretende interligar bairros próximos em que exista atração de viagens de curta distância. Terá início com a linha piloto C001, que vai conectar os bairros do Grotão e Colinas do Sul. A partir das 6h da manhã, os ônibus identificados visualmente com o nome do projeto, vão partir do Terminal 102, voltando do Terminal 116. No percurso vão passar ainda pelo Gervásio Maia e Irmã Dulce.
O Plano de Mobilidade Urbana será encaminhado à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Ele propõe melhoria nas condições urbanas em acessibilidade e mobilidade, reduzindo desigualdades e promovendo a inclusão, vai diminuir as necessidade de longas viagens, proporcionando deslocamentos mais eficientes e vai promover melhorias nas condições ambientais da cidade, com a diminuição da poluição atmosférica, visual e sonora.
Planejamento
De acordo com o Planmob, até 2038 todos os bairros da Capital deverão ter pelo menos 85% de calçadas acessíveis. Com isso, pretende-se incentivar o uso do transporte ativo para a mobilidade de proximidade, garantindo mais eficiência e conforto para pedestres, com total acessibilidade. Já no caso dos ciclistas, o Plano foca na ampliação e conexão da malha cicloviária e também na sua interligação com outros modais. A proposta é que a cidade chegue a uma malha para ciclistas de 221,5 km de extensão até 2038. Atualmente, a Capital já tem 86 km de ciclovias e ciclofaixas e deve chegar a 110km até o final deste ano.
Entre as propostas estruturais estão a implantação de oito novos trechos de faixa exclusiva e de seis grandes corredores de ônibus, incluindo a BR-230, que passaria a funcionar como uma via urbana. Para escoar a demanda externa da BR, o Plano prevê a construção de um anel rodoviário utilizando trecho da PB-011.
As intervenções em sistema viário têm como objetivo garantir a segurança e conectar a malha viária, assim como implantar estratégias de redução dos congestionamentos e de organização dos estacionamentos. Entre as principais propostas do Plano estão a complementação de articulação regional e perimetral. O primeiro caso inclui projetos como a ligação do Geisel ao Gervásio Maia e de Mangabeira ao Valentina. Já o segundo se refere a intervenções como o viaduto da Saffa S. Abel da Cunha, a ligação da Epitácio Pessoa com a Rui Carneiro e novas ligações da UFPB com Altiplano, Bancários e a Torre (ponte estaiada).
De acordo com a prefeitura, a construção do Plano de Mobilidade se deu em várias etapas, com ampla participação popular. O processo contou com diversas reuniões setoriais, audiências públicas e workshops onde a população, a sociedade civil organizada, universidades e gestões puderam participar ativamente. Foi realizada ainda uma pesquisa de origem e destino na qual foram ouvidas mais de 50 mil pessoas da Região Metropolitana para conhecer os hábitos da população e um estudo de campo, ambos fundamentais para basear algumas das propostas.
Comentários