VIDA URBANA
Prefeitura de JP entrega 230 óculos corretivos para alunos
'Programa Saúde do Escolar' ainda vai oferecer em 2011 avaliações com otorrinolaringologia, para diagnosticar problemas como alergia, audição e sinusite.
Publicado em 01/09/2010 às 11:22
Da Redação
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), vai expandir em 2011 os benefícios proporcionados pelo 'Programa Saúde do Escolar'. É que no próximo ano, além dos exames oftalmológicos, o Governo Municipal também vai oferecer aos alunos avaliações com otorrinolaringologia, para diagnosticar problemas como alergia, audição e sinusite.
O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega de 230 óculos corretivos, projeto que beneficiou 4.346 estudantes das 92 escolas da rede. O evento aconteceu nesta segunda-feira (30), no ginásio da Escola Municipal Violeta Formiga, em Mandacaru, e marcou o final do processo de entrega dos óculos.
O prefeito Luciano Agra disse que o Governo Municipal objetiva com o 'Programa Saúde do Escolar' desenvolver ações pedagógicas de educação em saúde voltadas a promoção e prevenção e que no próximo ano, além das escolas regulares, o programa também vai ser estendido aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis).
Com o 'Programa Saúde do Escolar', a prefeitura pretende combater três fatores negativos no ambiente da escola que são a evasão escolar, a desistência e a exclusão social. O investimento foi de cerca de R$ 672 mil reais em recursos próprios. Nas consultas realizada nas 92 escolas, os profissionais diagnosticaram problemas na visão dos alunos como: miopia ou miopia com astigmatismo (28,5% dos alunos); hipermetropia ou hipermetropia com astigmatismo (31,5%), apenas astigmatismo (35,5%) e presbiopia (5%).
Saúde Escolar é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com as secretarias Municipais da Saúde e Educação. O objetivo principal do programa é fortalecer a participação comunitária nas políticas de educação e saúde para melhoria da qualidade de vida, bem como ampliar o alcance e impacto de suas ações relativas aos estudantes e suas famílias, otimizando a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis.
Comentários