VIDA URBANA
Prefeitura de JP realiza evento para discutir segurança alimentar
A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada neste domingo (24). Objetivo do encontro é construir compromisso para efetivar direito humano à alimentação adequada.
Publicado em 24/07/2011 às 8:33
Da Secom-JP
A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada neste domingo (24) pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea). Com o tema ‘Alimentação adequada e saudável: Direito de todos’, o evento acontece, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Castelo Branco.
O objetivo do encontro é construir um compromisso para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no art.6º da Constituição Federal, além de promover a soberania alimentar por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), no município com a participação da sociedade.
“Boa parte dos problemas cotidianamente enfrentados na área de saúde e educação têm uma relação direta com diferentes graus de desnutrição que ainda atingem um segmento bastante expressivo da população”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira.
O secretário destacou que a cidade de João Pessoa tem avançado na estruturação de uma política de segurança alimentar. “Nos últimos anos, a sociedade brasileira chamou para si essa responsabilidade, exigindo dos governos ações de combate à fome.
Neste sentido, o controle social tem uma importância fundamental, acompanhando e fiscalizando as dificuldades, mas também constatando os avanços e as perspectivas para a consolidação de uma política de segurança alimentar na cidade", avaliou.
Durante todo o dia, cerca de 300 representantes do poder público e da sociedade civil, além de pessoas interessadas no tema, discutirão propostas e apontarão diretrizes em torno de três eixos: Avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano a alimentação saudável e a soberania alimentar no âmbito municipal; Processo de implementação do SISAN em João Pessoa; e Política e Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.
Durante o evento, os participantes com direito a voto também vão escolher os 66 delegados (sendo 44 da sociedade civil e 22 governamentais) que representarão João Pessoa na ‘III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba’, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto, na cidade de Lagoa Seca.
Comentários