VIDA URBANA
Prefeitura desapropriará áreas de Cruz das Armas
Objetivo é dar espaço às obras de alargamento da via e outras intervenções que serão feitas no local com a finalidade de desafogar o trânsito.
Publicado em 26/10/2011 às 7:15
Um trecho da avenida Cruz das Armas, que envolve as áreas próximas à Feira de Oitizeiro, deve ser desapropriado pela Prefeitura de João Pessoa. O objetivo é dar espaço às obras de alargamento da via e outras intervenções que serão feitas no local com a finalidade de desafogar o trânsito. As ações ainda preveem mudança na localização da feira, instalação de um terminal de integração e criação de faixa exclusiva para ônibus articulados que terão quatro portas.
As propostas fazem parte do projeto inscrito pelo governo municipal no PAC Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. O projeto já foi concluído e enviado ao governo federal. No entanto, a Prefeitura ainda aguarda a apreciação das propostas.
Só após a aprovação é que serão enviados os recursos federais para o início das obras. Além de Cruz das Armas, outros corredores de João Pessoa sofrerão mudanças. Ao todo, a previsão é que sejam investidos cerca de R$ 165 milhões na capital. Desse montante, R$ 60 milhões serão utilizados apenas no Terminal de Integração e no alargamento de Cruz das Armas.
A secretária de Planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, explica que a desapropriação em Cruz das Armas será necessária, em alguns trechos, devido à formação geográfica da via: a avenida é larga em alguns pontos, chegando até mesmo a possuir um canteiro central e quatro faixas de rolamento, sendo duas em cada lado. No entanto, à medida que se aproxima de Oitizeiro, ela começa a se estreitar, até ser limitada a apenas duas faixas, uma de cada sentido.
Por esse motivo, a secretária calcula que, a partir desses pontos, em que ocorre o estreitamento, que começa após o cemitério São José e segue até a Feira de Oitizeiro, será preciso fazer algumas desapropriações para dar espaço à construção das quatro faixas de rolamento, canteiro central e às calçadas. No entanto, ela não informou quantos imóveis poderão ser desapropriados. Tudo vai depender da proximidade das propriedades da pista e do espaço disponível dos imóveis às faixas de rolamento.
A Feira de Oitizeiro também deverá ser atingida pelas intervenções. Localizada às margens da avenida, ela provoca congestionamentos, principalmente aos fins de semana, quando é visitada por centenas de comerciantes e clientes.
De acordo com Estelizabel, ainda não está definido o que será feito com a feira, mas se estuda a possibilidade de transferi-la para outro lugar do mesmo bairro ou de implantar um projeto de verticalização. Entretanto, a primeira proposta possui mais chance de ser a escolhida, segundo a secretária.
Comentários