icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prefeitura entrega novo calçadão da Duque de Caxias neste sábado

Ação foi realizada pelo Governo Municipal por meio do Plano de Ações Integradas (PAI), com recursos de aproximadamente R$ 3 milhões.

Publicado em 31/12/2010 às 16:55

Da Secom-JP

A partir deste sábado (1º) a cidade de João Pessoa recebe mais um espaço totalmente restaurado. O calçadão da Duque de Caxias volta com novo visual e a compor um dos principais passeios do Centro Histórico da Capital. O prefeito Luciano Agra fará a solenidade de inauguração, a partir das 18h. A obra faz parte do Projeto de Recuperação das Calçadas e inclui os passeios públicos de 14 vias. A ação foi realizada pelo Governo Municipal por meio do Plano de Ações Integradas (PAI), com recursos de aproximadamente R$ 3 milhões.

No calçadão da Duque de Caxias foi colocado novo piso intertravado nas cores vermelho, amarelo e cinza composto por uma iluminação ornamental. A restauração inclui novos bancos, rampas e sinalização táctil. Com a reurbanização, o espaço está integrado ao Ponto de Cem Réis, se tornando um dos maiores espaços públicos de circulação de pedestres.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) informou que são mais de 23 mil metros quadrados de calçadas restauradas, sendo que em algumas as intervenções são parciais e em outras no passeio completo. As intervenções de nove dos 14 itens do contrato estão praticamente concluídas, faltando apenas retoques e a pintura da sinalização nas rampas; outras três estão em execução e duas ainda vão ser iniciadas.

Em todas as 14 vias o projeto prevê a construção de rampas de acesso, atendendo assim a Norma Brasileira - ABNT NBR 9050/2004, e a implantação da sinalização táctil para auxílio de pessoas portadoras de deficiência visual. A sinalização combina linguagem binária (alerta e direcional), que informa e direciona as pessoas em seus deslocamentos, formando trilhas com precisão e segurança, garantindo maior independência e segurança para que haja um fluxo adequado.

2º Etapa

O projeto para a segunda etapa, prevendo a restauração de mais uma série de vias, já foi elaborado. O projeto de Revitalização do Centro Histórico inclui também as obras da Lagoa do Parque Solon de Lucena, Pavilhão do Chá, Ponto de Cem Réis, Padre Meira, Viaduto Damásio Franca, Biblioteca Municipal, Conventinho e Centro Comercial de Serviço do Varadouro (CCSV).

Vias beneficiadas: (em negrito/concluídas)
Barão do Abiaí
Treze de Maio (trecho entre as ruas Padre Meira e Miguel Couto)
Visconde de Pelotas (entre as ruas Arthur Aquiles Leal e Gabriel Malagrida)
Padre Azevedo (entre as ruas Maciel Pinheiro e Beaurepaire Rohan)
Entorno do Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV)
Tenente Retumba
Desembargador Feitosa Ventura
Aquiles Leal
Miguel Couto (entre as ruas Visconde de Pelotas e Diogo Velho)
Duque de Caxias (EM EXECUÇÃO)
Silva Jardim
Desembargador Souto Maior (EM EXECUÇÃO)
Maciel Pinheiro (entre a Rua Padre Azevedo e a Praça Antenor Navarro) (A INICIAR)
Eliseu César (A INICIAR)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp