icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Prefeitura garante permanência de famílias em área da Energisa

Com desapropriação da área, rede elétrica será transferida para outro local acabando com os riscos de acidentes.

Publicado em 23/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 16:45

As mais de 500 famílias que residem há vários anos na faixa de domínio da Energisa, área de instalação de postes de alta-tensão que percorre os bairros de Jardim América, Jardim Europa, Nova Brasília e Belo Monte, em Campina Grande, não terão mais que sair de suas casas. Na manhã de ontem, o prefeito Romero Rodrigues assinou um decreto de desapropriação da área que passará a ser de posse dos moradores. Com isso, a rede elétrica será transferida para outro local acabando com os riscos de acidentes que existia por conta da proximidade das casas com os fios.

A partir desse decreto, a prefeitura de Campina Grande e a Energisa Borborema iniciarão uma negociação para decidir o valor que terá de ser pago para a empresa para que a área onde as casas foram construídas passe a pertencer aos moradores. De acordo com Romero Rodrigues, essa desapropriação tem o mesmo valor da construção de um conjunto habitacional, uma vez que mais de duas mil pessoas corriam o risco de perder tudo com a determinação da Justiça que autorizou a derrubada das residências.

“Se nós não fizéssemos alguma coisa essas famílias iriam voltar a morar de aluguel ou morar de favor na casa de parentes depois de tantos anos morando naquela região. Estamos assinando esse decreto de desapropriação e um convênio com a Energisa para garantir que essas pessoas permaneçam nas suas casas. Após essa assinatura vamos discutir o valor da desapropriação que será definido após a preparação de um laudo técnico”, explicou o prefeito.

A resolução desse impasse que durou mais de dez anos devolveu a tranquilidade para a dona de casa Antônia Lourdes Marino, 45 anos. Segundo ela, conviver com o risco de acidente preocupava a todos. “A gente vivia com medo, mas não podíamos fazer nada porque não temos para onde ir. Agora com o terreno sendo nosso e a saída desses fios, vai ficar mais tranquilo e seguro continuar na nossa casa”, disse.

O gerente comercial da Energisa Borborema, Alexandre Suassuna, explicou que já está em fase de conclusão uma nova linha de transmissão com 2,4 km de extensão que substituirá a linha em funcionamento que percorre esses bairros. Ele afirmou que a empresa fez um investimento de R$ 800 mil e que essa nova linha não será instalada em local que ofereça risco para quem mora nas proximidades.

“A linha já foi construída e nós vamos energizá-la nas próximas semanas para que a antiga rede seja desativada. Essa linha nova terá uma configuração vertical que ocupará menos espaço e será mais segura”, confirmou Alexandre Suassuna.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp