VIDA URBANA
Prefeitura recebe prédio da Escola de Gastronomia de JP
Evento de entrega está marcado para para as 10h30 da próxima segunda-feira (18). Prédio será sede da primeira Escola de Gastronomia do Nordeste.
Publicado em 15/10/2010 às 15:37
Da Secom-JP
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU-PB) assinam na próxima segunda-feira (18) o documento que oficializa a doação do prédio onde irá funcionar a Escola de Gastronomia de João Pessoa. O evento, que está marcado para iniciar às 10h30, no auditório do Paço Municipal, contará com as presenças do prefeito da Capital, Luciano Agra, do Superintendente da SPU na Paraíba, Welison Araújo Silveira, e do secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, além de autoridades, representantes do trade e convidados.
Com a doação formal, a gestão do prédio passa totalmente para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que já está concluindo as obras de recuperação e revitalização do local onde irá funcionar a primeira Escola de Gastronomia do Nordeste. O prédio está localizado na rua Rosário Di Lorenzo, 30, em frente à Estação Ferroviária da Capital.
A obra está sendo executada através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério do Turismo, Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba (Abrasel-PB) e Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). No local serão oferecidos cursos profissionalizantes para jovens a partir dos 18 anos que desejem ingressar no mercado de trabalho, especificamente no setor de alimentos e bebidas voltado para o turismo.
Com previsão de entrega para o primeiro semestre do próximo ano e investimentos superior a R$ 650 mil, a Escola vai formar a cada ano aproximadamente 1.200 novos profissionais especializados na preparação de alimentos e bebidas. A infraestrutura, dotada de salas para aulas teóricas, laboratórios para preparo de saladas, doces, salgados, elaboração de drinks e preparo de carnes, dará ao aluno a oportunidade de aprender desde a maneira certa de cortar os alimentos e tempo de cozimento até a montagem do prato.
Além de toda estrutura para a aprendizagem teórica e prática, o prédio conta ainda com vestiário, sala de administração, recepção, estacionamento e espaço para apresentação de bufês.
Pioneira no Nordeste
A Escola de Gastronomia em João Pessoa é a primeira do gênero no Nordeste e vai transformar a Capital em referência no quesito mão de obra especializada para atuar no setor de turismo na região. Segundo o secretário de turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, a escola é mais uma conquista para todo o trade pessoense.
“Estamos trabalhando para desenvolver em João Pessoa um turismo sustentável e com responsabilidade social e a Escola de Gastronomia agrega esses valores, porque vai formar mão de obra qualificada para atuar no setor que necessita desses profissionais e dar oportunidade para os alunos conquistarem uma vaga no mercado de trabalho”, ressaltou.
Comentários