VIDA URBANA
Prefeitura vai fazer contagem de larvas
Armadilhas serão instaladas em quatro bairros da capital para monitorar volume de ovos do mosquito da dengue produzidos.
Publicado em 11/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 10/01/2024 às 16:15
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) quer saber qual o volume de ovos do mosquito da dengue produzidos na capital.
Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde implantará, a partir de hoje, ovitrampas, armadilhas artificiais, inicialmente em quatro bairros: Jardim Oceania, Aeroclube, João Agripino e Pedro Gondim. A ação, que vai até março, servirá para reforçar as ações nas áreas mais afetadas.
Segundo Nilton Guedes, gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, a colocação das armadilhas objetiva o monitoramento da população do Aedes aegypti. “Isso irá possibilitar que direcionemos ações de controle mais eficazes e em curto período, ao mesmo tempo em que retiramos uma significativa quantidade de ovos que provavelmente iriam eclodir”, destaca.
As ovitrampas instaladas serão recolhidas semanalmente e encaminhadas imediatamente para o Laboratório de Entomologia da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses, onde será feita a contagem dos ovos. “As ações de controle deverão ser adotadas após avaliação dos resultados fornecidos pelo laboratório. Ao todo serão instaladas 60 armadilhas, assim distribuídas: 23 no Jardim Oceania, 16 no Aeroclube, nove no João Agripino e 12 no Pedro Gondim”, afirmou Nilton Guedes.
Comentários