VIDA URBANA
Presidente do Conselho de Enfermagem da PB testa positivo para o novo coronavírus
Além de Renata Ramalho, um colaborador do Coren-PB testou positivo e outros estão aguardando exames.
Publicado em 22/04/2020 às 15:02
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Renata Ramalho, foi diagnosticada com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A própria enfermeira confirmou a informação, após ter testado positivo, em teste realizado no último dia 15 de abril. Ela informou a pessoas próximas que apresentou todos os sintomas, mesmo de forma leve, e que vem melhorando após adotar um período de quarentena.
De acordo com a assessoria de comunicação do Coren-PB, a presidente não sabe informar onde foi contaminada pelo novo coronavírus. Por causa da sua atuação pelo Conselho, Renata Ramalho disse que fez visitas a várias unidades de saúde. Ela ainda afirmou que alguns colaboradores do Coren-PB também estão apresentando sintomas da Covid-19, um deles já testou positivo e os outros estão aguardando o resultado dos exames.
Renata relembrou a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs) pelos profissionais de enfermagem, frisando que os que fazem parte dos grupos de risco, procurem se afastar das atividades e, caso as condições de trabalho não sejam ofertadas pelos órgãos de saúde, o Conselho está recebendo denúncias através da ouvidoria.
A enfermeira é a segunda representante de categoria da saúde a ser infectada pela Covid-19 na Paraíba. O presidente do Conselho Regional de Medicina do estado (CRM-PB), Roberto Magliano, também testou positivo. O médico já está recuperado.
Segundo o boletim da Secretaria de Saúde, o número de profissionais da área com Covid-19 subiu 66% em uma semana. São 45 registros até agora.
Comentários