VIDA URBANA
Presídio feminino ganha unidade de saúde
Setor de Saúde Esmeralda Pessoa, no Presídio Júlia Maranhão conta com consultórios odontológico, médico e de enfermagem.
Publicado em 16/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/01/2024 às 15:20
As 358 apenadas da Penitenciária de Recuperação Feminina Júlia Maranhão terão acesso a serviço de saúde dentro da unidade prisional. O Setor de Saúde Esmeralda Pessoa, que conta com consultórios odontológico, médico e de enfermagem, foi inaugurado na manhã de ontem pelo secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, que informou que a unidade demorou seis meses para ser construída e custou R$ 300 mil ao Estado.
De acordo com Wallber, é obrigatória a instalação de um ambulatório médico nas unidades prisionais, porém o Júlia Maranhão ainda não tinha. “Não só aqui, mas diversos presídios não só da Paraíba, mas de todo o Brasil, não apresentam essa infraestrutura, então agora instalamos e elas podem usufruir de algo que é direito delas”, enfatizou, acrescentando que antes as detentas tinham que se deslocar até uma unidade de saúde externa.
O setor de saúde conta com ambulatório médico e odontológico equipados que contarão com equipes especializadas para proporcionar atendimentos básicos às reeducandas. O nome do prédio, inclusive, é em homenagem à agente mais antiga dentro da unidade, segundo Virgolino.
De acordo com o secretário de saúde do Estado, Waldson Souza, atualmente a Paraíba possui quatro unidades de saúde dentro de presídios.
Comentários