VIDA URBANA
Primeira etapa da reforma da 'Bica' é inaugurada no aniversário de João Pessoa
Parque passou por uma série de modificações.
Publicado em 05/08/2019 às 14:36 | Atualizado em 06/08/2019 às 10:17
O Parque Arruda Câmara, a Bica, foi reaberto nesta segunda-feira (5) com a entrega da primeira etapa da obra de revitalização do local. A inauguração feita pelo prefeito Luciano Cartaxo (PSD) faz parte das ações em comemoração aos 434 anos de João Pessoa
“Essa obra promove o resgate da memória afetiva das pessoas que têm uma forte ligação com a cidade e com a Bica, um resgate histórico e cultural e também de construção de uma nova relação das pessoas com o meio ambiente, pra estimular a prática de ações de conscientização e preservação. Conseguimos fazer algo diferenciado que integra a Bica ao bairro e uma estrutura interna que traz mais harmonia, bem-estar e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
As mudanças na área começam logo na entrada com um novo pórtico. A bilheteria, que antes ficava às margens da Avenida Gouveia Nóbrega, ganhou uma nova estrutura mais moderna localizada no final da Rua Sizenando Costa, próximo à área de estacionamento, com vagas para 100 veículos. A mudança permitiu também a adequação da Bica às normas de acessibilidade, com estes espaços em um mesmo nível, e maior controle do acesso ao Parque.
O Canteiro das Palmeiras, um dos principais pontos de encontro dos visitantes, também passou por transformações, valorizando ainda mais as palmeiras imperiais que enfeitam o espaço. Foi alterado o traçado urbanístico da região, preservando o paisagismo e potencializando a sociabilidade, agora com bancos e lanchonetes padronizadas em uma praça de alimentação instalada próximo à entrada da Bica.
O Parque ganhou três novas trilhas ecológicas: a Trilha das Águas, a Trilha Sensorial e a EcoTrilha. Na primeira, o visitante caminha descalço dentro de um córrego, sentindo a energia da natureza correndo pelos pés; a segunda, o visitante realiza vendado, tocando na vegetação nativa e trabalhando os demais sentidos do corpo durante o trajeto; a terceira trilha é a maior de todas e dá a volta em toda a botânica do parque, uma forma do visitante simbolicamente abraçar a natureza que está no entorno.
Educação ambiental
O setor de Educação Ambiental também fica mais forte nesta nova fase do Parque Zoobotânico Arruda Câmara. O Jardim Sensorial, focado em pessoas com algum tipo de limitação visual, foi ampliado e requalificado, sendo um espaço agora destinado também às crianças e idosos que queiram imergir na experiência botânica. O Orquidário da Bica também foi requalificado e reativado. Quem visitar o local poderá apreciar e aprender mais sobre espécies nativas e raras, com palestras, cursos e oficinas na área.
A Educação Ambiental também terá um calendário de cursos abertos ao público. Serão ofertadas capacitações nas áreas de jardinagem, compostagem, entre outras.
Conforto aos animais
Com relação aos animais, a primeira etapa da obra teve como principais intervenções os recintos dos jacarés e os espaço falconiforme.
O recinto dos jacarés foi requalificado. Ele passou por reformas de restauração, aumentando a potencialidade. Também foi criada uma Ilha Solarium, um espaço onde os répteis equilibram a temperatura corporal. Além disto, foi melhorado o sistema de apreciação do espaço, garantindo uma vista mais respirável e com melhores condições de acessibilidade aos visitantes. O Espaço Falconiforme também passou por melhorias estruturais, dando mais espaço e conforto às aves de rapina.
A segunda etapa já está em andamento e deve contemplar os locais onde estão os grandes felinos, e uma praça próxima ao lago.
Comentários