VIDA URBANA
Primeiro avião fabricado na PB faz voo inaugural nesta terça
Marco histórico para a aviação paraibana acontece um ano e três meses depois do início das atividades da fábrica em Campina Grande.
Publicado em 09/10/2017 às 9:17
A primeira aeronave fabricada na Paraíba fará seu voo inaugural nesta terça-feira (10) no Aeroclube de Campina Grande, localizado no distrito de São José da Mata. O marco histórico para a aviação paraibana acontece um ano e três meses depois do início das atividades da Stratus Indústria Aeronáutica, que é a primeira do ramo aeronáutico no Estado.
O voo do avião Volato 400 está previsto para acontecer às 10h desta terça-feira (10) com a presença do cantor e piloto acrobata Waldonys, membro honorário da Esquadrilha da Fumaça. Ele fará uma apresentação de acrobacias, e ainda um show musical para o público presente.
"O voo inaugural da Volato 400, a nossa primeira aeronave, representa um capítulo finalizado de um livro, onde comprovamos a nossa capacidade técnica para o Brasil e para o Mundo, provamos que temos tecnologia, e que as aeronaves que desenvolvemos aqui em Campina Grande não deixam a desejar em nenhum aspecto, as produzidas nos Grandes Centros", ressaltou o empresário Juan Pinheiro, responsável pela Stratus.
A aeronave é esportiva da categoria experimental e tem capacidade para quatro ocupantes, sendo equipada com motor Lycoming de até 260 cavalos de potência. A estrutura das peças do avião é de fibra de carbono, e possui aviônicos digitais de última geração. A Stratus Indústria Aeronáutica trabalha em parceria com a Volato Aeronaves, empresa da cidade de Bauru - SP, que produz componentes aeronáuticos construídos de materiais compostos.
Comentários