VIDA URBANA
Primeiro VLT da Grande João Pessoa será entregue neste sábado
Previsão inicial era de que a entrega do trem acontecesse hoje (31). A partir da chegada da primeira composição, fábrica deve entregar um trem a cada dois meses.
Publicado em 31/10/2014 às 17:34
A primeira composição do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) chega à João Pessoa no sábado (1º). De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o trem está em Campina Grande e deve ser entregue na capital paraibana por volta das 9h. A previsão inicial era de que a entrega acontecesse na noite desta sexta-feira (31).
De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macedo, as três carretas que vão trazer o trem foram carregadas na tarde da última quarta feira (29). A partir da chegada dessa primeira composição, a cada dois meses a fábrica Bom Sinal deverá entregar mais uma até totalizar oito trens.
“A chegada do VLT representa a preocupação da CBTU em melhorar de forma substancial a mobilidade e a acessibilidade das pessoas ao transporte público. Com o novo trem, a pessoas terão, em médio prazo, viagens mais confortáveis, rápidas, seguras e muito mais baratas”, afirma Macedo.
O VLT é uma etapa da modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda terá a contratação de uma empresa especializada para realizar os estudos e apontar as necessidades de construção e adequação das estações, via férrea, remodelação da Oficina e demais obras de melhoria nos 30km do sistema. Nesta etapa, a aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos.
A nova modalidade de transporte vai beneficiar as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Bayeux e Santa Rita.. De acordo com Macedo, a tendência é que após a implantação haja uma redução de veículos trafegando nesses locais.
Ao final do processo de modernização, prevista para os próximos quatro anos, a CBTU estima reduzir o tempo de espera entre os trens dos atuais 55 minutos para até 15 minutos, com a construção de estações ilhas que possibilitarão mais cruzamentos entre as composições. Também prevê um salto no número de passageiros transportados de 5 mil/dia para até 40 mil usuários diários.
A primeira composição do VLT será descarregada na cidade de Cabedelo, onde será recolhida á oficina para a conclusão da montagem e, consequentemente, entrar em fase de testes operacionais.
Comentários