VIDA URBANA
Primeiros VLTs chegam até junho
Com a modernização, CBTU espera que o número de passageiros passe de nove mil para mais de 27 mil por mês.
Publicado em 19/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:33
Os usuários de transportes públicos de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, serão os primeiros a utilizar trens mais modernos, rápidos e seguros que devem começar a ser implantados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos da Paraíba (CBTU-PB) até o fim do primeiro semestre deste ano.
Tratam-se dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que chegam para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de João Pessoa. A expectativa da companhia é que o número de passageiros passe de nove mil para mais de 27 mil por mês, a partir desse processo de modernização.
De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, ao todo serão oito novos trens que substituirão, gradativamente, os atuais - que fazem o trajeto entre Cabedelo e Santa Rita - somando um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, que foram assegurados pelo Ministério das Cidades, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“A primeira composição de três carros de passageiros do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve começar a funcionar, experimentalmente, na capital paraibana ainda no mês de junho, na época da Copa do Mundo”, assegurou Cartaxo, que esteve recentemente na fábrica responsável pelo trabalho: a Bom Sinal, na cidade de Barbalha (CE).
O novo sistema de transporte público será colocado à disposição da população, a cada dois meses até que seja concluída a entrega dos oito VLTs, segundo o cronograma estabelecido no contrato entre CBTU e a Bom Sinal.
A CBTU também terá orçamento para realizar as obras necessárias para garantir o sistema de transporte público ferroviário paraibano mais moderno e seguro, com a chegada de novos recursos do PAC na ordem de mais R$ 166 milhões.
Esse montante deverá ser investido num projeto de modernização da infraestrutura das estações e dos trechos, cuja licitação para a escolha da empresa responsável deverá acontecer nos próximos meses.
Comentários