VIDA URBANA
Proatividade faz a diferença
Publicado em 05/02/2012 às 8:00
A psicóloga Tarsila Dantas afirma que as pessoas devem também se concentrar nos resultados positivos, deixando de lado aquilo que traz negatividade e, conseguintemente, provoca o desestímulo para continuar a vencer as etapas. “Tire o foco do que deu errado, elogie-se, assim você encontrará motivação e alegria para continuar e não desistir, pois desmotivação e tristeza são fatores fortes para não se conseguir concluir as metas”, diz.
A proatividade é outro ponto importante para quem traçou metas para o futuro. “Há quem espere que os outros digam o que deve ser feito ou mudado, pois é bastante cômodo permanecer inerte, uma vez que a pessoa não se responsabiliza se alguma coisa sair errado”, comenta.
Para que mudanças aconteçam, o compromisso tem de ser com a verdade. “Não adianta tentar se enganar ou ficar mudando de acordo com o contexto e ainda se justificando. É fácil se iludir e fantasiar que está progredindo quando na verdade está se perdendo em um mundo de fantasias. Dessa forma, o novo ano se inicia e você continuará listando aquele desejo, indefinidamente”, afirma.
Comentários