VIDA URBANA
Problema que surgem com a estiagem é reflexo da falta de política
Por terem realidades diferentes, as cidades deveriam oferecer cursos de capacitação e, dessa forma, permitir que os docentes atendam às necessidades de cada escola e região.
Publicado em 27/05/2012 às 8:30
Para especialistas, o desempenho é reflexo da ausência de políticas públicas. O professor doutor em Educação da Universidade Federal da Paraíba Eduardo Jorge Lopes da Silva lembra que a educação é um direito previsto em lei, no entanto, vem sendo negligenciado em alguns municípios devido à falta de ações governamentais.
Exemplo disso, segundo o professor, é a falta de formação continuada dos professores. Por terem realidades diferentes, as cidades deveriam oferecer cursos de capacitação e, dessa forma, permitir que os docentes atendam às necessidades de cada escola e região. Outra dificuldade é a falta de estrutura física dos colégios públicos, principalmente na zona rural.
“As escolas, especialmente, do campo, são pobres e caminham à margem das tecnologias. Não têm materiais didáticos adequados, como livros, brinquedos, cartolinas e computadores. Oferecem apenas o quadro e o giz. As turmas são multisseriadas”, afirmou.
Comentários