VIDA URBANA
Procedimento só deve ser feito 12 meses após o parto
Realização da laqueadura durante a cesariana contraria recomendação do Ministério da Saúde, diz SES.
Publicado em 01/02/2013 às 6:00
Das 2.240 mulheres que foram submetidas a laqueaduras entre janeiro a outubro do ano passado, 1.030 realizaram o procedimento durante a cesariana. No entanto, a coordenadora de Saúde da Mulher da SES, Fátima Cartaxo, afirma que essa medida descumpre recomendação feita pelo Ministério da Saúde.
Segundo ela, o órgão federal orienta que a laqueadura seja feita após o período de 12 meses após o parto. “Nesse tempo, poderá ocorrer algum problema, como a morte da criança, e a mulher desejar ter outro filho”, destaca.
No entanto, apesar da recomendação contrária do órgão de saúde, a gestora explica que alguns médicos insistem em fazer a laqueadura no momento da cesariana para evitar transtornos e mais riscos à saúde da paciente.
“Muitas mulheres insistem em fazer tudo junto, alegando que não teriam mais condições de voltar para o médico apenas para fazer a laqueadura. Se não fizerem naquele momento, terão que ser submetidas novamente a outra operação, no ano seguinte.
Com isso, terá novamente que ficar internada, ficar exposta a riscos de infecção hospitalar e complicações cirúrgicas”, acrescenta.
Comentários