VIDA URBANA
Procissão de Nossa Senhora da Conceição deve atrair 35 mil fiéis
Programação em homenagem a padroeira da cidade terá como momento mais marcante a procissão com a imagem da santa.
Publicado em 07/12/2012 às 6:00
Milhares de fiéis aguardam um dos momentos mais importantes da igreja católica, na região de Campina Grande: a festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Há nove dias a comunidade religiosa comemora a aproximação do evento, que culmina amanhã com uma programação especial e que terá como momento mais marcante a procissão com a imagem da santa, que saíra da Catedral Diocesana, na Avenida Floriano Peixoto, em direção ao Parque do Povo. A expectativa é de que 35 mil pessoas participem da caminhada.
Amanhã o dia começará com uma alvorada de fogos de artifício, em seis paróquias da cidade. Segundo o vigário geral da Diocese e pároco da Catedral, Márcio Henrique Fernandes, a comemoração será iniciada às 6h, com o intuito de despertar a cidade para a festa. Logo às 7h haverá uma missa na Catedral e às 8h30, o 'Café com Maria', uma grande confraternização para receber diversos fiéis, inclusive romeiros, que sempre marcam presença na festa.
Às 10h acontecerá a missa solene, com o bispo da cidade, dom Delson Pedreira, também na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. O momento ápice da festa será a partir das 16h, com a procissão que levará a imagem da santa até o Parque do Povo, onde a missa de encerramento será realizada, a partir das 17h.
Este é o momento mais esperado pelos católicos. Para muitos, um momento de completa emoção. “A festa já é tradição na cidade e no momento da procissão as pessoas aproveitam para fazer suas preces, seus agradecimentos e seus pedidos. É um momento marcante”, disse o pároco.
Ele informou que a expectativa é de que cerca de 35 mil pessoas participem da caminhada. “Este é um acontecimento que chama a sociedade para a importância da fé e da reflexão sobre a vida na Igreja. É importante que os católicos participem da vida religiosa através de ações solidárias, é aí onde está o verdadeiro sentido de ser um cristão”, disse. Este ano o tema da celebração é 'Com Maria, minha fé dá SIM a Jesus' e, conforme o padre, é mais um chamamento para a religiosidade.
Hoje à noite haverá uma missa a partir das 19h30 e a festa social acontecerá com a participação da banda Os Anjos Dourados, na Catedral Diocesana. “As ações servirão para confraternizar a comunidade e prepará-la para o dia de amanhã”, frisou o pároco.
Ele contou que, em paralelo às celebrações de Nossa Senhora da Conceição, está acontecendo a Campanha de Alimentos 2012 da Catedral, que deverá se estender até o dia 15 deste mês. “As pessoas podem trazer o alimento para a própria Catedral, inclusive nos horários das missas. É uma oportunidade delas colocarem em prática as ações solidárias que a Igreja prega”, afirmou padre Márcio Henrique. Os donativos deverão ser entregues a entidades filantrópicas da cidade.
Comentários