VIDA URBANA
Procon-CG inicia fiscalização em bancos
Procon fiscaliza cumprimento da lei das filas em Campina Grande.
Publicado em 10/09/2013 às 8:46 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:23
Foi iniciada na manhã de ontem uma fiscalização que passará por todas as 22 agências bancárias dos sete bancos que oferecem serviços em Campina Grande. Uma equipe do Procon municipal está percorrendo os locais para saber se a lei das filas, que determina que o tempo máximo de espera seja de 20 minutos, está sendo cumprida na cidade. Este tipo de denúncia já atingiu a média de 10 ligações diárias de consumidores que procuram o órgão se queixando da demora.
No primeiro dia de fiscalização, o Procon autuou a agência da Caixa Econômica Federal (CEF) localizada na rua Epitácio Pessoa, por descumprir a lei da fila. A direção da agência tem um prazo de 10 dias para apresentar defesa e caso não dê uma justificativa plausível poderá ser multada no valor de R$ 200 mil. Segundo a equipe do Procon, esta agência é reincidente no descumprimento da lei.
A reportagem do Jornal da Paraíba procurou a gerencia do banco para falar sobre o assunto, e em resposta, a Caixa informou que tem preocupação constante em atender bem aos seus clientes e ressaltou que o banco investe constantemente em modernização de equipamentos, sistemas de Tecnologia da Informação, racionalização de processos, contratação e treinamento de pessoal, além da expansão de sua rede de atendimento em todo país.
Esse ano, segundo levantamento da coordenação do Procon, já foram emitidas 60 multas nas agências bancárias, todas referentes a infração da lei das filas. Contudo, a partir dessa fiscalização, também passaram a ser observados os caixas eletrônicos que recentemente também começaram a ser apontados como deficitários nos serviços dos bancos. Segundo explicou o coordenador do órgão no município, Floriano Brito Júnior, tudo será avaliado para que o serviço esteja de acordo com a lei.
“Normalmente as pessoas reclamam mais da demora nas filas. Elas chegam para ser atendidas cedo, pegam a ficha, mas o atendimento acaba se excedendo ao tempo de espera estimado pela lei. Quando é comprovado, não temos outra opção a fazer a não ser multar o banco. Dependendo da reincidência, o banco pode ser multado entre R$ 40 mil e R$ 150 mil. A justificativa dos gerentes, principalmente dos bancos públicos, é que eles oferecem serviços procurados por boa parte da população, por isso há a demora. Mesmo assim, explicamos que para isso ele têm que oferecer condições”, explicou o coordenador.
Quem constantemente disse procurar o Procon para denunciar o descumprimento dessa lei é o motoboy Alex Adriano Bezerra, 26 anos. Diariamente precisando se dirigir a mais de uma agência para efetuar pagamentos de empresas onde presta serviço, ele disse que já chegou a ficar mais de duas horas esperando para ser atendido.
“Não tem condições do cliente ser atendido em 20 minutos. É muita gente, e o que temos que fazer é esperar. A gente cobra para ter mais rapidez e mais gente trabalhando, eu já liguei várias vezes para o Procon, mas é difícil encontrar uma saída para esse problema”, disse o trabalhador (Givaldo Cavalcanti).
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