icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Procon de Cabedelo cobra plantão noturno nas farmácias da cidade

Encontro foi motivado por requerimento do líder do governo na Câmara Municipal, que cobra o cumprimento da Lei Orgânica municipal.

Publicado em 03/12/2014 às 14:04

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Cabedelo realizou, nesta terça-feira (02), uma reunião com representantes das farmácias que atuam na cidade para discutir a escala de plantão noturno dos estabelecimentos.

A reunião foi motivada pelo requerimento do vereador Marcio Bezerra (PP), líder do governo na Câmara Municipal, que cobra o cumprimento do que prevê a Lei Orgânica do Município de 1990 em relação aos plantões do comércio farmacêutico. O Artigo 243 da Lei obriga que as farmácias em atividade no município mantenham plantão para atendimento ao público, em sistema de rodízio, após o horário normal de funcionamento.

Durante a reunião, os representantes das farmácias expuseram os principais entraves para o cumprimento da determinação. Dentre eles, destacaram as limitações legais impostas pelos órgãos que controlam o setor, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Estadual de Vigilancia Sanitária (Agevisa) e o Conselho Regional de Farmácia (CRF). Além disso, os empresários apontaram problemas relativos à segurança pública e aos custos com o prolongamento das horas de atendimento para manutenção de farmacêutico, adicional noturno e horas extras para funcionários, além do transporte de pessoal após a jornada de trabalho.

Um novo encontro deve acontecer em fevereiro com representantes dos órgãos fiscalizadores do setor, para que haja o encaminhamento de propostas que permitam a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) visando disciplinar a questão. Antecipando-se, uma farmácia da rede Pague Menos, localizada no bairro de Intermares, anunciou a disposição de permanecer de portas abertas até às 23h40 durante os meses de dezembro e janeiro.

“Nossa expectativa é que, os entraves apontados sejam estudados e analisados de forma a trazer soluções já na próxima reunião. E que os empresários à frente das farmácias encaminhem propostas que não entrem em conflito com as diretrizes dos órgãos que regulamentam e fiscalizam o setor para composição do TAC e, assim, a Lei possa ser comprida, sem prejuízos à população e aos donos de farmácias”, destacou o secretário geral do Procon de Cabedelo, Francinaldo de Oliveira.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp