VIDA URBANA
Produção agrícola na PB cai 86% por causa da seca, revela IBGE
Relatório divulgado pelo IBGE mostra que estiagem causa perda na produção de alimentos básicos como arroz, feijão, milho e legumes. Fenômeno é causado pelo el niño.
Publicado em 24/09/2010 às 12:00
Da Redação
Com Ascom do IBGE
O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta sexta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que a falta de chuva, entre fevereiro e agosto, prejudicou diretamente o setor agrário na Paraíba. A safra estadual de cereais, leguminosas e oleaginosas ficou 86% abaixo do estimado.
A queda foi constatada nas agriculturas de arroz, feijão, milho, amendoim, mamona, mandioca, cana-de-açúcar e algodão herbáceo.
Fernanda Teixeira, analista agrícola do IBGE, alertou que o consumidor vai sentir no bolso a queda na agricultura. “Quando a oferta é menor que a demanda, os preços aumentam”, explicou.
Expectativa
A expectativa para o período era de 271.014 toneladas, mas ficou em 37.825 ton, 86% a menos. Quando comparada com a safra de 2009,172.872 ton, observa-se que ela ficou 78% menor.
De acordo com o relatório, a partir da segunda semana de fevereiro as chuvas começaram a ficar escassas, principalmente, em Sousa, Itaporanga, Patos, Cajazeiras e Pombal.
Causas
A estiagem foi causada pela atuação do El Nino, cuja ocorrência gera enchentes no sul e sudeste e provoca seca no semi árido nordestino. O fenômeno climática prejudicou substancialmente a safra agrícola de 2010, pois destruiu os plantios feitos em janeiro e impediu a semeadura prevista para os meses seguintes.
Culturas
Arroz – Levantamento de agosto mostra redução de 6.327toneladas, perda de 95%. A produção estimada hoje é de 378 toneladas para uma área de 2552 hectares.
Feijão - Produção de apenas 15.955 toneladas, perda superior a 75%
Amendoim– Registra-se queda vertiginosa na área plantada e na produção esperada para essa cultura, quando se compara com o levantamento anterior. Queda de produção de 92% e a área em 85%.
Milho – Para a safra deste ano, estima-se que a área plantada fique em torno de 102.708 hectares,
com uma produção de 14.799 toneladas, perda de 85%.
Comentários