VIDA URBANA
Proerd realiza palestras nos colégios públicos e privados
Programa educacional da Polícia Militar assiste escolas localizadas e áreas vulneráveis ao tráfico e a violência.
Publicado em 30/05/2012 às 6:30
A Polícia Militar dispõe do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) que aplica palestras sobre o tema em escolas públicas e privadas da Paraíba. Conforme a coordenadora do Proerd, a capitã Ticiana de Lima Soares, nos bairros de Mandacaru, Alto do Mateus, Indústrias, Renascer e São José é registrado grande número de casos de violência nas escolas.
“São escolas que estão situadas em ambientes críticos em que o tráfico está muito presente. Por este motivo estas instituições têm recebido prioridade do Proerd, através disso estamos trabalhando no processo de conscientização dessas crianças”, afirmou a capitã Ticiana.
As escolas, que recebem o ciclo de 10 palestras do Proerd, são escolhidas através de levantamento das Secretarias Municipal e Estadual de Educação, por solicitação da direção da escola ou ainda pela própria iniciativa do Proerd, quando a escola está instalada em uma área considerada de risco, com grande número de casos de violência. Neste semestre 12 escolas estão sendo atendidas pelo programa.
“Os monitores aplicam o curso, onde são trabalhados diversos temas com o uso de maconha, cigarro, crack, álcool e bullying.
Para isso utilizamos a música de forma sistemática, passando tarefas, buscando vínculo de confiança para que haja um trabalho de cultura de paz. O Proerd trabalha com três segmentos, polícia, família e escola”, concluiu a capitã Ticiana.
Comentários