VIDA URBANA
Professores da rede estadual param
Um total de 360 mil alunos da rede estadual de ensino da Paraíba ficarão sem aula hoje devido à paralisação geral do professores.
Publicado em 30/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
Um total de 360 mil alunos da rede estadual de ensino da Paraíba ficarão sem aula hoje devido à paralisação geral dos professores agendada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Na pauta de reivindicação estão mais investimentos na educação, realização de concurso público, pagamento do piso salarial e gratificações incorporadas ao salário, cumprimento do Plano de Cargos e aposentadoria sem perda salarial. Ao todo, serão fechadas cerca de mil escolas em toda a Paraíba e mais 14 mil docentes ficarão fora da sala de aula.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), ainda há outras reivindicações que estão constantemente em discussão com a Secretaria de Educação do Estado. Segundo explicou o professor José Cordeiro Venito, membro da direção da entidade, a administração estadual deixou de respeitar o pagamento das progressões dos professores por tempo de serviço e por qualificação, nem tem pago também a gratificação de atividade pedagógica, o que trouxe prejuízo aos docentes.
“Para haver a justificativa que o Estado paga o mínimo, houve a retirada das gratificações como se elas fossem incorporadas para que o professor ganhasse apenas do valor do piso. O certo seria pagar o valor total do piso e ainda as gratificações que temos direito. Vamos continuar cobrando e esperando que a secretaria possa nos receber para dialogarmos e buscarmos uma solução para essas questões”, destacou o secretário de administração do Sintep.
Apesar da paralisação de 24 horas atingir as 12 gerências regionais do Estado, o sindicato não confirmou se haverá alguma manifestação nas respectivas cidades sede. De acordo com o Sintep, está confirmada uma manifestação em Brasília, em frente ao Ministério da Educação, que contará com a representação dos sindicatos estaduais. As delegações se deslocarão para o Congresso Nacional, onde visitarão os parlamentares responsáveis pela relatoria de projetos de interesse da categoria.
Comentários