VIDA URBANA
Professores da UEPB em greve protestam em encontro de reitores
Servidores levaram faixas e cartazes para cerimonia de abertura do 60º Fórum de Reitores da Abruem.
Publicado em 01/06/2017 às 8:51
Um grupo de professores e funcionários em greve da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou na noite desta quarta-feira (31) um protesto em frente ao prédio do Fórum Federal, no bairro da Liberdade, em Campina Grande, onde estava acontecendo a abertura do 60º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Com carro de som, faixas e cartazes, os sindicalistas fizeram bastante barulho e barraram a saída das pessoas que participavam do encontro.
Entre as reivindicações dos protestantes, estão a recontratação dos professores substitutos e reabertura de 2.700 vagas para os estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). “O reitor Rangel Júnior barrou a entrada de quase três mil alunos e isso fez a gente vir protestar. Se ele não negociar, nós iremos invadir a reitoria e não vamos descansar até a nossa pauta ser atendida”, garantiu a presidente do comando de greve, Lourdes Sarmento.
Após o fim da cerimônia de abertura do evento, o reitor Rangel Júnior tentou negociar com os manifestantes, mas não obteve êxito. O portão principal do fórum foi interditado e no momento da saída houve tumulto.
Posicionamento
O reitor da Universidade Estadual da Paraíba, Rangel Júnior, concordou com as reivindicações dos protestantes, mas ponderou que os problemas da universidade são orçamentário e garantiu que segue trabalhando para resolver o empasse com o Governo do Estado. “Muitos dizem que o reitor não reage, mas o problema é orçamentário. Nós tomamos a decisão e em conjunto com o conselho universitário judicializamos toda essa questão”, finalizou.
Comentários