VIDA URBANA
Professores são treinados para casos de emergência
Curso ocorreu na própria escola e foi ministrado por alunos da disciplina de UTI e Emergência, do curso de enfermagem FCM.
Publicado em 25/05/2012 às 6:30
Na manhã de ontem, 16 professores e servidores da Escola Municipal Presidente Kennedy, no bairro da Liberdade, em Campina Grande, participaram de um treinamento para aprender técnicas de primeiros socorros e a forma correta de agir em situações de emergência. O curso ocorreu na própria escola e foi ministrado por alunos da disciplina de UTI e Emergência, do curso de enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande (FCM).
A diretora da escola, Maria José Monteiro, informou que a unidade de ensino conta com 296 estudantes e são comuns as ocorrências. “Apesar do monitoramento dos funcionários, muitas crianças acabam sofrendo quedas ou outros tipos de ocorrências e temos que estar preparados para agir nessas situações”, acrescentou.
Conforme explicou a professora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), Andréa Barros, o objetivo do curso é permitir que funcionários e professores do Ensino Fundamental possam estar preparados em situações de emergência e na realização dos procedimentos corretos de primeiros socorros, uma vez que é de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. “Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas”, acrescentou.
Durante a capacitação, os professores receberam dicas de como agir em situações como desobstrução de vias aéreas (engasgamento), queimaduras, fraturas, crises convulsivas, hemorragias, entre outros. Para o treinamento, foi utilizado um boneco infantil e confeccionados kits de primeiros socorros para os professores utilizarem na escola, caso seja necessário.
A Escola Municipal Presidente Kennedy conta atualmente com 35 funcionários, incluindo professores e servidores da área administrativa.
Comentários