VIDA URBANA
Profissionais de saúde da Paraíba usam as redes sociais para pedir isolamento social
Fotos pedindo que população fique em casa têm o objetivo de impedir a propagação do novo coronavírus na Paraíba.
Publicado em 23/03/2020 às 4:00 | Atualizado em 23/03/2020 às 15:04
Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil, profissionais de saúde de várias unidades hospitalares da Paraíba estão aderindo a uma campanha nacional que pede pelo isolamento social da população. Nas fotos, enfermeiros, médicos e outros trabalhadores que atuam na linha de frente da guerra contra a Covid-19 lembram que não podem se isolar justamente pela necessidade da função que exercem, mas pedem que as pessoas façam isso pra o bem de todos, formando a frase:
"Nós ficamos aqui por vocês. Por favor, fiquem em casa por nós!"
Em João Pessoa, médicos e enfermeiros de um hospital particular se reuniram para pedir que a população use a principal arma contra a disseminação do novo coronavírus, o isolamento domiciliar. Na publicação, a unidade hospitalar reconhece que nem sempre os profissionais têm seus nomes ou rostos revelados, mas ainda assim, têm abdicado de proteção pessoal para salvar outras vidas.
https://www.instagram.com/p/B97s1bipsIK/
Já em Campina Grande, enfermeiros do Hospital de Emergência e Trauma da cidade também tentaram conscientizar a população sobre a importância de ficar em casa. De acordo com a diretora do Núcleo de Enfermagem da unidade, Aline Carvalho, a iniciativa de aderir a campanha partiu da necessidade real de promover o isolamento social nas pessoas, já que eles não podem assim fazer.
"Pedimos que a pessoas só venham ao Trauma em casos de urgência, que evitem aglomerações, além do que já pedimos na foto, o isolamento social. Muita gente repostou, aplaudiu a iniciativa da orientação, e todos os profissionais estão engajados. Começamos com a enfermagem com a equipe de plantão, e planejamos continuar", comentou Aline.
Também em Campina Grande, médicos e enfermeiros do SAMU se juntaram rapidamente em prol da campanha. Na descrição da foto, reforçaram o pedido para que a população evite sair de casa. Essa simples atitude, para eles, é uma das principais armas no enfrentamento à pandemia de coronavírus.
https://www.instagram.com/p/B99Q_odnnFg/?igshid=amaakybtb0k4
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Ingá, e no Hospital Regional da cidade de Catolé do Rocha, os profissionais de também fizeram o pedido, e lembraram que só com a ajuda da população, a Paraíba vai conseguir frear a contaminação pelo novo coronavírus.
Esses são apenas alguns dos apelos dos profissionais de saúde do estado. O pedido singelo, em forma de simples publicações em redes sociais, é na verdade a principal recomendação de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde no combate à disseminação da Covid-19. No momento, a Paraíba tem apenas um caso confirmado da doença, mas 187 casos suspeitos seguem em investigação.
O governo brasileiro declarou que há transmissão comunitária da doença em todo o país, e que por isso, as pessoas devem evitar ainda mais sair de casa. Ainda assim, os Bombeiros e a Polícia Militar da Paraíba estão nas ruas do estado pedindo que as pessoas fiquem em suas residências. No momento, ficar em casa é a atitude mais sábia e humanitária se tomar. Só assim conseguiremos frear os danos da pandemia, que assola o mundo, no estado da Paraíba.
O que fazer se apresentar sintomas?
A Secretaria de Estado da Saúde orienta que o hospital deve ser buscado, apenas nos casos graves, ou seja, por pacientes que apresentem sintomas graves do novo coronavírus, como falta de ar. A população que tiver acesso a rede de saúde privada pode recorrer à clínicas particulares e consultórios, e o médico responsável notificará ao município, que deverá fazer a coleta do caso suspeito.
Em João Pessoa, pacientes com sintomas avançados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), emergências de hospitais públicos e privados, além do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, que é o hospital referência, localizado no bairro Jaguaribe, .
Já em Campina Grande, os pacientes com sintomas avançados podem procurar as unidades de pronto atendimento (UPA), nos bairros Dinamérica e Alto Branco, além do Hospital Pedro I, no bairro São José.
Governo do Estado:
- (83) 99146-9790
- (83) 99146-9250
- (83) 99147-0810
Prefeitura Municipal de João Pessoa:
- (83) 3218-9214
Prefeitura Municipal de Campina Grande:
- (83) 3315-5139
Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*
Comentários