icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Profissionais do PSF utilizarão novo tratamento contra tuberculose

Tratamento da tuberculose dura seis meses e caso ele seja interrompido, a doença retorna de forma ainda mais forte.

Publicado em 15/03/2010 às 15:14

Da Codecom-CG

O novo tratamento para os portadores de tuberculose será apresentado aos médicos e enfermeiros do PSF (Programa de Saúde da Família) da Prefeitura de Campina Grande nesta terça-feira (16), pela manhã e à tarde, no auditório do CTE Professor Severino Lopes Loureiro. O novo Esquema Terapêutico 4 em 1 pretende aumentar a adesão e diminuir o abandono das pessoas ao tratamento, uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos profissionais de saúde no combate à doença. O tratamento da tuberculose dura seis meses e caso ele seja interrompido, a doença retorna de forma ainda mais forte.

Durante o encontro, os temas a serem apresentados e discutidos serão "A implantação do esquema de tratamento para tuberculose", "Apresentação do novo sistema", "Mudanças no tratamento da tuberculose na atenção básica" e "Mudanças no tratamento da tuberculose na atenção básica e referência". Os temas serão apresentados pela médica pneumologista do serviço de referência ao tratamento da tuberculose no município, que funciona no Serviço Municipal de Saúde, Sonisa Maul, a coordenadora do programa no Estado, Dinalva Maia, e a coordenadora do programa no município, Jane Eire Rocha.

No ano de 2007, 14 pessoas abandonaram o tratamento de tuberculose no município e em 2008, esse número caiu para nove. Os dados relacionados a 2009 somente serão concluídos neste mês, mas atualmente 139 pessoas estão em tratamento contra a doença, de acordo com informações da coordenadora do programa no município. Para aumentar a adesão ao tratamento, as assistentes sociais realizam visitas domiciliares aos pacientes faltosos, assim como também investigam e dão início ao tratamento dos casos que foram notificados por hospitais ou outras instituições.

O município de Campina Grande é dividido, do ponto de vista da assistência médica, em seis Distritos Sanitários. Pela manhã, a partir das 8h, estarão reunidos os profissionais dos Distritos I, II e III. Os demais, dos Distritos IV, V e VI, estarão no CTE à tarde, a partir das 14h.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples, que são ignorados.

Ela é transmitida quando uma pessoa doente tosse ou espirra e espalha bactérias no ar. Os principais sintomas são tosse com catarro por três semanas ou mais, às vezes com sangue, que pode ou não ser acompanhada por falta e/ou perda de apetite, emagrecimento, dores no peito e nas costas, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa, principalmente à tarde.

A faixa etária mais afetada pela doença no município é entre 20 e 64 anos e a maior incidência é em pessoas do sexo masculino.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp