VIDA URBANA
Progesterona diminui prematuridade
Publicado em 05/02/2012 às 18:00
Uma ação conjunta de pesquisadores (um brasileiro, um norte-americano e um britânico) comparou diversos estudos realizados em todo o mundo e comprovou que a progesterona (hormônio feminino produzido no ovário) contribui para a redução de cerca de 45% dos partos prematuros. O estudo foi publicado no dia 15 de dezembro no American Journal of Obstetrics and Gynecology, referência para a comunidade científica internacional.
O médico paraibano Eduardo Fonseca é o brasileiro que faz parte do estudo. “Há várias medidas que podem ser realizadas para reduzir a prematuridade. Podemos avaliar a medida do colo uterino na 22ª semana de gestação e utilizar progesterona”, disse o médico.
Segundo Eduardo Fonseca, as principais causas dos partos precoces são infecções durante a gravidez, gestação de gêmeos e o encurtamento cervical do útero.
Além de Eduardo, fazem parte da pesquisa o norte-americano Roberto Romero, presidente da Comissão de Medicina Perinatal do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos e o britânico Kypros Nicolaides, da universidade de Londres King’s College e um dos maiores pesquisadores do mundo sobre medicina materno-fetal.
Comentários