VIDA URBANA
Programa visa melhorar desempenho dos alunos
Parceria entre prefeitura e UFPB visa identificar alunos da rede municipal com déficit de atenção oferecer ajuda.
Publicado em 03/04/2012 às 6:30
Em João Pessoa, a Prefeitura criou o Programa de Apoio Pedagógico à Atividade do Ensino Fundamental. A iniciativa, que surgiu há cinco anos, é feita em parceira com a Universidade Federal da Paraíba e tem a finalidade de melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.
Segundo a coordenadora do programa, Eliane Ferraz, o trabalho é feito com a participação de universitários. “Estudantes dos cursos de Pedagogia, Inglês, Português, Matemática e de outras ciências são selecionados para atuarem em sala de aula de escolas municipais. Eles auxiliam os professores”, explica, ao acrescentar que o programa tem a presença de quase 600 universitários, que atuam principalmente nas turmas de 1º, 2º, 3º, 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Em troca do trabalho, os estudantes recebem uma bolsa-remuneração no valor de R$ 500,00 e permanecem no projeto durante dois anos. “O programa é benéfico, porque ajuda a melhorar o desempenho tanto do professor quanto do aluno em sala de aula. É muito difícil para um professor alfabetizar sozinho uma sala com 30 alunos, por exemplo”, observa Eliane Ferraz.
Os alunos identificados com déficit de atenção são encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto Juvenil Cirandar, que funciona em frente ao Parque Arruda Câmara, no bairro de Tambiá. A assessora técnica da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Duarte, conta que existem atualmente 280 pessoas assistidas pelo serviço. No local, os pais e professores da criança também recebem orientações.
Comentários