VIDA URBANA
Projeto atende mais de 20 mil pessoas na PB
Quase 7 mil pessoas aproveitaram o último sábado para praticar atividades de saúde, esporte e recreação em JP e CG.
Publicado em 29/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:26
Quase sete mil pessoas aproveitaram o último sábado para praticar atividades de saúde, esporte e recreação na 9ª edição do 'Esporte e Cidadania' realizados em João Pessoa e em Campina Grande. O evento é uma parceria entre a Rede Globo, através das afiliadas TV Cabo Branco e TV Paraíba, e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A estimativa da organização é que mais de 20 mil atendimentos tenham sido prestados à população durante o evento nas duas cidades.
Em João Pessoa, cerca de 3 mil pessoas participaram do 'Esporte e Cidadania' realizado no Centro de Atividades (CAT) João Úrsulo Ribeiro Coutinho, no Distrito Industrial. A estimativa é de que têm sido realizados mais de 9 mil atendimentos na capital paraibana. De acordo com o gerente do Sesi João Pessoa, Marcelo Krau, o projeto busca promover a prática esportiva como forma de contribuir para educação, inclusão social e qualidade de vida, incentivando crianças, adolescentes e toda a população com os diversos serviços oferecidos gratuitamente. “Aproveitamos a prática esportiva para criar a consciência da população sobre a importância da atividade física como meio de inclusão e cidadania”, afirmou.
Marcelo Krau ressaltou a importância da parceria com a Rede Globo na promoção do evento. “É uma parceria importante que incentiva crianças e jovens a visualizarem no esporte uma oportunidade de futuro promissor, a exemplo de vários atletas paraibanos. Com esse evento, tiramos essas crianças da vulnerabilidade urbana, nem que seja por um momento, mas que aqui eles possam se identificar e encontrar o caminho certo para seguir”, destacou.
O judoca Delan Monte, que ganhou medalha de ouro no Sul-Americano Sub-21 e de bronze no Brasileiro Sub-23, prestigiou o evento e aproveitou para incentivar os jovens a praticarem esporte. “Já passei por muitas dificuldades na minha vida e aprendi a me dedicar ao esporte até chegar aonde cheguei. Por isso vim aqui e quero usar isso como exemplo para dar um incentivo a mais para essas crianças e adolescentes”, pontuou.
O evento, que começou às 8h e se estendeu até as 17h, contou com mais de 20 atividades de lazer, nutrição, saúde, esporte e recreação, como competições de natação e futsal, oficinas de circo e ginástica artística, educação alimentar e orientação nutricional, oficinas pedagógicas, massagens, aferição da pressão arterial, avaliação odontológica, entre outros.
A criançada aproveitou bem as piscinas, cama elástica, escalada e até tirolesa, mas teve quem preferiu o mais inusitado: o touro mecânico. Foi o caso de David Lucas, 13 anos. “Eu sempre vi o touro (mecânico) em filme e novela, mas nunca tinha visto de perto. Estava curioso para saber como é, fui, gostei e quero ir de novo. É divertido”, disse.
Para os adultos, também teve uma programação especial, como oficinas de artesanato, minicursos do Programa Cozinha Brasil, massagens, limpeza de pele e corte de cabelo. A dona de casa Maria Aucinda, 38 anos, não perdeu a oportunidade de melhorar a autoestima, se sentindo mais bela após fazer uma limpeza de pele. “Já relaxei na massagem e já estou cuidei da pele. Estou me sentindo mais leve e mais bonita. Estou adorando o evento, são muitas atividades para as crianças e também para os pais”, frisou.
Realizado deste 2006, o 'Esporte e Cidadania' já beneficiou mais de 56 mil paraibanos com cerca de 160 mil atendimentos disponibilizados. O evento foi realizado simultaneamente em 40 cidades brasileiras, sendo duas na Paraíba: João Pessoa e Campina Grande.
Comentários