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VIDA URBANA

Projeto atende mais de 500 mil estudantes da educação infantil

Mais de 3.400 escolas municipais da Paraíba, distribuídas em 208 cidades, que atingiram uma nota abaixo da média nacional ou do município do Ideb.

Publicado em 05/10/2012 às 8:00


Mais de 3.400 escolas municipais da Paraíba, distribuídas em 208 cidades, que atingiram uma nota abaixo da média nacional ou do município do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), passaram a fazer parte há um mês de um projeto voltado ao ensino no campo da leitura, escrita e oralidade para alunos entre 6 e 7 anos que compõem o Pré-escolar e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental. São mais de 500 mil estudantes que recebem acompanhamento pedagógico, além de praticar jogos educativos e ter contato com 20 títulos literários.

O projeto Trilhas, desenvolvido pelo Instituto Natura, em parceria com o Ministério da Educação, passou a oferecer um acompanhamento nessas escolas, designadas como unidades de ensino prioritárias, para que nos próximos anos a média do Ideb alcance a indicação nacional, que ficou estabelecida em 4,1 pontos em 2011. Ao todo, o Estado conta com 251 formadores, que são os responsáveis a auxiliar os cerca de sete mil professores que desenvolvem o projeto em sala de aula.

De acordo com Karina Rizek, porta-voz do Instituto, a intenção foi criar uma rede de apoio pedagógico que conta com atividades complementares que servem de apoio ao processo de ensino desenvolvido pelos professores. Segundo ela, já é possível notar alguns avanços nas atividades em sala, contudo, o trabalho ainda terá um longo caminho para percorrer, uma vez que o ensino na Educação Básica passa por muitos obstáculos por se tratar do primeiro contato dos alunos com a escola.

“Este é um projeto de apoio que vem para colaborar, para completar. A aprendizagem não é do dia para a noite, é um processo, mas com o trabalho dentro da sala de aula nós já temos encontrado resultados expressivos no que se refere à Literatura Infantil. Essa ampliação no conhecimento reflete na prática uma evolução na aprendizagem do aluno, o que poderemos notar com mais garantias nos próximos anos”, destacou Karina, que confirmou que a Paraíba é um dos estados que mais tem escolas ligadas ao projeto.

Para a articuladora Cristiane Fátima Fonseca Nascimento, que atende dez professores, em dez turmas na Escola Municipal Francisco da Motta, localizada no bairro de Bodocongó, os primeiros resultados apresentados pelos professores apontaram uma maior interação entre os estudantes com o material utilizado. “A cada 80 alunos nós entregamos um Kit contendo jogos lúdicos, 20 livros e três conjuntos de cadernos de orientação. Esse material tem proporcionado uma resposta muito boa dos alunos que participam efetivamente das atividades”, disse a formadora.

Em Campina Grande, fazem parte desse projeto 178 escolas, enquanto em João Pessoa são 223. As demais estão distribuídas nas 206 cidades restantes do estado que também oferecem esse trabalho de formação continuada para os estudantes do Pré-escolar e Ensino Fundamental. Os professores também podem ampliar seus conhecimentos através de um portal na internet que oferece auxílio às atividades desenvolvidas, além dos encontros com os formadores que acontecem quinzenalmente.

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Jornal da Paraíba

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