icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Projeto quer levar luz a comunidades carentes na PB

ONG com sede em Campina Grande, conta com 37 voluntários e está com vagas abertas para mais 12.

Publicado em 14/04/2017 às 22:00

Mais de três milhões de pessoas na Paraíba têm acesso à energia elétrica, segundo dados repassados pela Companhia de Abastecimento Elétrico, a Energisa. Apesar de ser considerado um número alto, existem comunidades no estado que ainda sofrem com a falta desse serviço. Uma ONG com sede em Campina Grande, pretende levar luz a comunidades carentes de toda a Paraíba.

A ONG Litro de Luz, atua em 21 países e, aqui no Brasil, já realiza trabalho em 6 estados, inclusive na Paraíba. Para realizar esse trabalho, são utilizados materiais simples e baratos como garrafas PET, canos de PVC, placas de energia solar e lâmpadas de LED. São dois equipamentos confeccionados: um poste para iluminar as ruas e um lampião para as casas.

“Basicamente o funcionamento do poste é um chaveamento automático que quando começa a escurecer e não tem luz solar ele liga automaticamente. Já o lampião é um pouco diferente, porque além do chaveamento ele tem um interruptor para carregar. É só conectar na placa solar e colocar a placa no sol”, explicou o representante de tecnologia da ONG, Gabriel Quirino.

A ONG conta com o apoio voluntário de 37 pessoas e está com vagas abertas para mais 12 e a ajuda de parceiros também é importante para o projeto acontecer. “Estamos buscando, de forma urgente, esses parceiros para tentar conseguir atender a demanda de Campina Grande e Paraíba. Precisamos de ajuda de parceiros, seja público ou privado, mas que venham contribuir com a gente para conseguir atingir nosso objetivo”, disse o representante financeiro da ONG, Lucas Pereira.

Alguns dos voluntários participaram de ações que levaram luz para comunidades ribeirinhas na Amazônia. “Foi um contato com uma realidade muito diferente da nossa. Pessoas incríveis que moravam num lugar lindo e que eram carente de energia. Por mais que a gente levasse só um lampião ou só um poste que pode parecer simples, a gente viu que mudou a vida daquelas pessoas”, pontuou Gabriel.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp