VIDA URBANA
Projeto vai preservar o parque
No local serão criadas praças, que ficarão divididas por uso e também foram escolhidos diferentes pontos para a instalação de esculturas.
Publicado em 20/05/2015 às 6:00 | Atualizado em 09/02/2024 às 16:49
No projeto apresentado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa ao Ministério Público, estão especificadas as propostas urbanísticas e paisagísticas para o local. De modo geral, deverá ser mantido o traçado original do Parque Solon de Lucena, priorizando a liberação das principais perspectivas de visualização do parque. Deverão ser criadas praças na entrada do parque divididas por uso, como a praça da família, a praça da escola, da paquera e uma infantil. Essa contará, dentre outros equipamentos, com estrutura para 16 balanços e 12 gangorras.
Ao longo do parque também foram escolhidos diferentes locais para a instalação de esculturas. O projeto de confecção dessas esculturas deverá ser motivo de concurso público feito entre artistas plásticos. Além dessas estruturas, deverá ser reconstruído um trapiche. A construção dessa estrutura será possível visto que a água da Lagoa ficará totalmente recuperada devido à dragagem e às soluções hídricas que já vêm sendo realizadas no local. Esse trapiche servirá de atracador para canoas, caiaques e pedalinhos.
O projeto de revitalização da Lagoa ainda prevê uma padronização dos canteiros do local, mantendo uma distância do pavimento para a raiz das árvores de modo a não causar impacto na saúde delas. Para que o impacto seja o mínimo possível, foi realizado todo um levantamento de todas as espécies vegetais ali presentes, para recuperar a vegetação de baixo e médio porte, bem como promover o plantio de novas árvores no local.
O último detalhe do projeto trata da mobilidade urbana, também exigido pelo Iphaep. Na proposta da Secretaria de Planejamento, deverá haver cinco terminais de transporte público coletivo passando pelo local, para propiciar o acesso da população ao local e às diversas regiões da cidade. Esses terminais deverão fazer parte do projeto dos BRTs (Bus Rapid Transit).
Ao todo, para o esporte e o lazer, o parque contará com uma pista de cooper, pedalinho, caiaque e trapiche, uma ciclovia, uma pista de skate, um bicicletário, áreas gramadas para atividades ao ar livre, aparelhos de ginástica, mesas e bancos para jogos, playground e caixa de areia para crianças. Além disso, o local ainda contará com quiosques para alimentação, banheiros, feminino e masculino, e posto policial, para o conforto e segurança da população. (Colaborou Secy Braz)
População
Quem passa pelo Parque Solon de Lucena lamenta a situação em que ele se encontra. Para o taxista Kelson da Silva, o maior prejuízo hoje com a descontinuidade das obras é o turismo. “Eu ando por aqui todos os dias e trago muitos turistas, porque eles veem uma coisa na TV e querem conferir de perto, mas, quando chegam aqui, dizem que se sentem enganados. Acho que alguma medida tem que ser tomada, e logo”, comentou. Assim como ele, a técnica em segurança do trabalho Vanuza Santos também está à espera do início das intervenções no local. “Isso aqui está horrível. Acho que a prefeitura podia fazer o máximo para agilizar o andamento dessas obras”, opinou.
Comentários