VIDA URBANA
Promulgada lei de prevenção ao uso de drogas nos campi da UEPB
Projeto de lei havia sido vetado por João Azevedo, mas aparece na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial do Estado (DOE)
Publicado em 19/12/2019 às 17:57 | Atualizado em 19/12/2019 às 18:21
Uma lei de prevenção ao uso de drogas ilícitas em universidades públicas da Paraíba foi promulgada pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).O governador João Azevêdo havia vetado o projeto de lei em outubro deste ano, mas a promulgação por sanção tácita da lei foi publicada na edição desta quinta-feira (19), do Diário Oficial do Estado.
Conforme a Lei, de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB), as universidades estaduais da Paraíba devem criar órgãos colegiados, compostos por servidores, docentes e discentes da instituição para discutir e implementar programas de prevenção do uso de drogas ilícitas nos campus universitários.
As atividades devem ser promovidas durante a primeira semana de aula e após o período de matrículas, ainda de acordo com o projeto. As programações incluem atividades educativas, abertas aos alunos e à comunidade, para prevenir o uso destas substâncias, e além destas, durante toda a semana, a disponibilização de orientações sobre riscos associados ao consumo de drogas será necessária.
Ao vetar o projeto de lei, João Azevêdo afirmou que a proposta da deputada era inconstitucional, e que a Universidade Estadual da Paraíba já trabalha com projetos de extensão, junto aos alunos de escolas públicas, voltados à temática. O governador ainda alegou que a UEPB possui atendimento psicológico gratuito, mas após o veto, a lei retornou à ALPB é deve entrar em vigor em um prazo de 180 após sua publicação.
Comentários