VIDA URBANA
Protesto contra circulação de taxistas irregulares acontece em JP
Carreata acontece nesta quinta (7) e, conforme manifestantes, tem como motivo a atuação de profissionais de outras cidades na capital.
Publicado em 06/04/2016 às 12:36
Um protesto realizado por taxistas de João Pessoa está marcado para esta quinta-feira (7), com concetração a partir das 7h no Clube Cabo Branco, no bairro Miramar. Na ocasião, os profissionais vão se posicionar contra a atuação de taxistas de empresas de outros municípios da Grande João Pessoa, como Bayeux, Santa Rita e Alhandra. Eles cobram uma maior fiscalização por parte da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).
Como parte do protesto, uma carreata vai sair a partir das 8h do Clube Cabo Branco, indo em direção ao Centro. Segundo um dos taxistas, que não quis se identificar, o ato não vai fechar as ruas, mas contará com carro de som, fogos de artifício e faixas.
"Não somos contra os alternativos, quem vai retaliar essa classe são as empresas de ônibus. Nós só queremos fiscalização e regularização dos taxistas de algumas empresas de outras cidades", frisou um dos motoristas, acrescentando que, caso a Semob não atenda às reivindicações, os profissionais vão até o Ministério Público da Paraíba (MPPB).
O presidente do Sindicato dos Taxistas da Paraíba (SindTaxi), Adauto Filho, afirmou que está ciente do movimento, mas que o sindicato não irá apoiar a carreata. "Já conseguimos avanços junto à prefeitura e estamos com um canal de diálogo aberto com a Semob", declarou.
Ele reconheceu que há uma invasão de taxistas de outras cidades em João Pessoa, mas acrescentou que a fiscalização está acontecendo para coibir essa prática. "Nos reunimos com a Semob na semana passada cobranodo um aumento dessa fiscalização e recebemos uma resposta positiva. Defendemos que cada taxista tenha sim a sua área, mas, no momento, o sindicato acredita que o caminho seria o diálogo", disse, classificando a carreata como "precipitada".
Em nota, a Semob informou que realiza ações constantes para inibir a circulação de taxistas com praças em outros municípios e que tem intensificado as fiscalizações desde o final do mês passado.
Ainda de acordo com a nota da Semob, o monitoramento é feito em várias áreas da cidade, sendo inclusive intensificado desde o final do mês passado.
A Semob informou que taxistas de municípios vizinhos que trazem passageiros para João Pessoa podem circular pela cidade mas não podem pegar novos passageiros. O órgão ressalta que, mesmo para circular, é obrigatório a utilização da bandeira 2 quando cruzar a divisa dos municípios e que é proibida a utilização da capelinha (equipamento fixado em cima do veículo com a legenda táxi).
Comentários