VIDA URBANA
Protesto de ambulantes interdita vias do Centro de João Pessoa
Ato critica violência dos agentes da prefeitura da capital.
Publicado em 10/01/2018 às 11:03 | Atualizado em 10/01/2018 às 17:07
Um protesto de ambulantes interdita várias vias do Centro de João Pessoa na manhã desta quarta-feira (10). Por volta das 10h50, o ato público fechava o cruzamento da Avenida B. Rohan com a Rua Guedes Pereira, de acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP). Agentes da superintendência estão no local do protesto para organizar o trânsito.
Os manifestantes pedem a criação de um cadastro de vendedores ambulantes e criticam a atuação dos agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Conforme a presidente da Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba (Ameg), Marcia Medeiros, os agentes da prefeitura tratam os vendedores com truculência e andam armados. "Queremos que os agentes da Sedurb realizem suas operações desarmados", afirmou.
Conforme o vice-presidente da associação, Josemar Muniz, os agentes da Sedurb chegaram a ameaçar uma vendedora com uma arma branca. "Colocaram um punhal nas costas de uma ambulante", disse. "Somos trabalhadores, queremos trabalhar de forma organizada, mas a prefeitura não dá opções e quer tirar todo mundo das ruas", acrescentou.
Segundo a Ameg, os ambulantes reivindicam também a criação de um cadastro de vendedores. "Muitos donos de lojas estão invadindo as ruas e tomando nosso espaço", afirmou Muniz. "Temos um projeto para a criação de um shopping a céu aberto na avenida Santos Dumont, tudo organizado, mas a prefeitura não nos dá ouvidos".
O secretário da Sedurb, João Furtado, afirmou que só poderia investigar se os agentes andam de fato armados e se há ações violentas se houver uma denúncia formal - o que, segundo ele, não ocorreu.
Comentários