icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Protestos impedem a circulação de ônibus e trens em João Pessoa

Manifestantes fecharam a garagem da principal empresa de ônibus da cidade e chegaram a atear fogo na linha férrea.

Publicado em 22/09/2016 às 7:10

Uma série protestos está impedindo a circulação de trens e de ônibus em João Pessoa na manhã desta quinta-feira (22). Liderados pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), os atos fazem parte de uma mobilização nacional e tem como foco a possível redução de direitos por parte do governo do presidente Michel Temer. As mobilizações devem se estender durante todo o dia.

Antes das 5h os manifestantes já se concentravam na principal saída de ônibus da empresa de ônibus Unitrans, maior de João Pessoa, no bairro do José Américo. O protesto impediu a saída da maioria dos veículos. O grupo interditou as ruas ao redor da garagem da empresa e também queimou pneus. Os funcionários não puderam entrar no prédio.

Com relação aos trens, o foco do protesto foi na Estação Ferroviária do Varadouro, principal da capital paraibana. Os manifestantes ocuparam a linha férrea e chegaram a atear fogo no local. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros acompanham a manifestação, que acontece de forma pacífica.



De acordo com o presidente estadual da CUT-PB, Paulo Marcelo, a paralisação acontece no país inteiro em protesto aos “projetos que tramitam no congresso e que afetem diretamente os direitos da sociedade”. A Frente Brasil Popular e a Frente Brasil Sem Medo também integram o movimento. Eles questionam, por exemplo, mudanças na regras trabalhistas e previdenciárias e redução em investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) e também na Educação.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também aderiu ao movimento nacional. A decisão foi tomada em assembleia na quarta-feira (21) e com isso as aulas foram suspensas.

As entidades estão organizando um protesto maior, marcado para o Centro de João Pessoa durante a tarde desta quinta-feira.


Por volta das 9h, funcionários da empresa de ônibus começaram a limpeza dos restos de materiais queimados em frente a garagem. Após a limpeza do local, os ônibus vão começar a serem liberados para seguir as viagens normalmente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp