VIDA URBANA
Provas de vida no Instituto de Previdência de JP seguem suspensas até 12 de setembro
Serviços presenciais, com exceção da prova de vida, estão disponíveis por telefone ou pela internet, no site do órgão.
Publicado em 03/09/2020 às 17:07 | Atualizado em 04/09/2020 às 8:59
O Instituto de Previdência do Município (IPM) de João Pessoa continuará com todos os atendimentos presenciais suspensos, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A prova de vida, por exemplo, segue suspensa até o dia 12 de setembro, segundo o órgão, sem prejuízo para o aposentado. Ainda não há previsão de retorno, o que leva este prazo a possibilidade de ser novamente prorrogado.
De acordo com o superintendente do IPM, Roberto Wagner Mariz Queiroga, todos os serviços que eram prestados presencialmente pelo órgão, com exceção da prova de vida, estão disponíveis pelos canais de atendimento, por telefone ou pela internet, através do site do IPM.
“Não há necessidade de vir aqui, é possível resolver todas as demandas pela internet ou pelo telefone. Quanto à prova de vida, estamos estudando a forma de realizá-la com segurança”, declarou.
O superintendente explicou que para ter acesso aos serviços do IPM basta entrar no site do órgão e escolher o serviço. Quando o serviço for referente à concessão de benefícios, após a solicitação do serviço no portal, o usuário recebe um e-mail com as instruções para enviar toda a documentação. Esses documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é encaminhado sem prejuízo para o usuário. No site do IPM também há um link para atendimento através do WhatsApp.
O Instituto de Previdência do Município é responsável pela concessão e revisão de aposentadorias e pensões, bem como o acompanhamento dos processos, gerenciamento da folha e do calendário de pagamento junto à Secretaria de Administração de João Pessoa (Sead), recadastramento e atualização de dados cadastrais dos beneficiados e entrega de holerites.
A prova de vida é um procedimento administrativo, de caráter obrigatório, feito anualmente com o objetivo de evitar pagamentos indevidos de benefícios. Além de prevenir fraudes, a prova de vida possibilita a atualização dos dados cadastrais dos beneficiários.
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