VIDA URBANA
Provinha Brasil será feita até junho
Aproximadamente 3.600 alunos matriculados na 2ª série do ensino Fundamental I estão aptos a fazer o exame, ainda neste ano.
Publicado em 25/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:33
O material para a aplicação da primeira etapa da Provinha Brasil ainda não chegou a João Pessoa, segundo informações da Secretaria de Educação do município. De acordo com a secretaria, aproximadamente 3.600 alunos matriculados na 2ª série do ensino Fundamental I estão aptos a fazer o exame, programado para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas já foram enviadas para a Paraíba e devem chegar até o final deste mês. Os estudantes da série indicada farão uma prova de Linguagem (Português) e outra de Matemática, com 20 testes cada uma.
De acordo com o Inep, é importante que o professor ou o aplicador dos testes na escola leiam o guia de aplicação das provas, mesmo se já tiverem experiência com o teste. O documento contém, por exemplo, um roteiro que deve ser seguido pelo aplicador: o número de questões que o professor deve ler na íntegra para os estudantes responderem; o número de testes que o professor só deve ler em parte e a criança lê o restante; e uma parte da prova que deve ser lida totalmente pelo aluno.
O Inep orienta que as escolas apliquem as provas na sequência, sendo no primeiro dia a de Português e no segundo, o exame de Matemática. O instituto recomenda ainda que as provas sejam aplicadas em março, já que a segunda etapa do exame é realizada no final do ano letivo. A Provinha Brasil serve para que a escola, a coordenação pedagógica e o professor avaliem o nível de alfabetização das crianças que estão nessa fase do ensino básico. Sua aplicação não é obrigatória.
Comentários