icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Quando o amor supera a dificuldade de cuidar dos filhos

Juca Pontes, jornalista de 49 anos, tem a guarda judicial dos quatro filhos há 11 anos. Cumplicidade é a marca da família.

Publicado em 10/08/2008 às 7:00

Natália Xavier, especial para o Paraíba 1

Cumplicidade: esta é a palavra que define o relacionamento de Juca Pontes e seus quatro filhos. O jornalista, de 49 anos, tem a guarda de seus quatro filhos desde que se divorciou da ex-mulher há 11 anos. Ele acaba tornando-se uma exceção: segundo o IBGE, no levantamento de 2007, no Brasil, em 89,5% dos casos de casais que se divorciam a guarda dos filhos fica com a mãe.

Pai de Maíra, de 21 anos, Ian, de 20 anos, Tao, de 16 anos, e Jade, de 14 anos, Juca venceu grandes desafios, o primeiro deles foi conquistar a guarda dos filhos. Se dedicar mais aos filhos para suprir a ausência da mãe em casa e educá-los foram desafios que ele enfrentou, e ao ver a família reunida, percebe-se que o amor de pai conseguiu superar cada dificuldade.

Quando começou a cuidar sozinho dos filhos, a mais nova tinha somente três anos. Juca contou à redação do Paraíba1, que no começo enfrentou dificuldades, mas sempre foi muito próximo dos filhos e mesmo quando era casado já ajudava nas atividades diárias. Maíra, a filha mais velha lembra como a família superou as dificuldades “no começo, eu sentia uma cobrança muito grande. Por ser a mais velha me sentia também responsável pelos meus irmãos. Meu pai é muito família, ele preza muito pela família. Todo mundo junto foi superando os obstáculos”, contou.

Se no passado pai era símbolo de autoridade e trabalho e a mãe era o símbolo de carinho e educação dos filhos, esta família é a comprovação de que este modelo pode ser mudado. A ação entre Maíra, Ian, Tao e Jade com o pai mostra que o amor de um pai é capaz de superar qualquer barreira. A união e o amor plantados nesta família podem ser observados na forma de se tratarem, na harmonia existente na casa, nas fotos espalhadas pelos cômodos e até mesmo na escolha para o lugar da casa onde seria tirada a foto para o Paraíba1.

O mais importante desta relação é a cumplicidade e a amizade com que Juca educa seus filhos. “Quando um tem algum problema todos nos reunimos para ajudar e resolver”, disse o jornalista, que atualmente trabalha na Secretaria de Educação do Estado.

Acompanhar a vida de cada filho, conversar e levá-los à escola, são algumas das coisas das quais Juca nunca abriu mão, mesmo com a rotina corrida de quem precisa trabalhar o dia inteiro. “Ele supre as necessidades de pai e mãe. Além disto, ele sempre foi de conversar muito com a gente, sempre nos deu liberdade para conversar sobre tudo”, disse Maíra.

Após a separação, a mãe viajou e por dois anos o contato foi perdido, atualmente eles a visitam sempre que desejam.

Presente do dia dos pais

Para Juca, o maior presente que pode ganhar é a convivência com seus filhos. “O melhor presente é o do dia-a-dia, é a convivência. O amor é o que há de mais importante”, falou.

A filha mais velha, Maíra, destacou que no Dia dos Pais eles buscam tirar o pai da rotina e levá-lo para perto de amigos, onde podem curtir a alegria de ter momentos dedicados somente ao relacionamento familiar.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp