VIDA URBANA
Que tal saber as melhores simpatias para ter um ano bom?
Banhos com ervas, além de velas e incensos são alguns dos objetos utilizados para práticas esotéricas na noite de Réveillon.
Publicado em 31/12/2015 às 15:00
Banhos aromáticos, incensos, pular ondinhas, guardar uma folha de louro na carteira e varrer a casa dos fundos em direção à porta de entrada. Tudo isso são meios e simpatias para atrair sorte e garantir um ano mais próspero. Em João Pessoa, o Mercado Central dispõe de várias barracas e lojas em seu entorno que oferecem opções de artigos utilizados para fazer simpatias durante a passagem de ano. São velas, ervas, florais e outros produtos que são bastante procurados.
Os proprietários dos estabelecimentos, que comercializam esses itens, além de venderem a mercadoria, dão dicas de simpatias e banhos que podem ajudar a atrair dinheiro, amor e prosperidade.
Segundo Filipe Sayto, 22 anos, vendedor de uma loja de artigos religiosos, localizada ao lado do Mercado Central, existem muitas formas de fazer simpatias. Para ele, existem procedimentos fáceis que podem ser feitos por qualquer pessoa em casa. O sal no chão, por exemplo, é indicado para fazer limpeza de astral, ambiente e descarregar todas as energias negativas adquiridas durante o ano. “Basta diluir na água, fazer duas vezes e repetir com sete dias, lavar toda a casa, como se estivesse lavando o ambiente e tomar banho”, ensinou.
Os incensos também são bastante usados para atrair energias positivas para quem deseja virar o ano com boas perspectivas de dinheiro, amor e saúde. “Incensos são simples de usar para várias finalidades e abrir caminhos. Para obter dinheiro é bom usar o incenso de cravo, canela e o próprio 'chama dinheiro', que é a junção do cravo da índia com a canela. Já para atrair novos amores, tem o de rosa vermelha, rosa branca, o 'incenso da sorte', o de 'ciganos', que é próprio para atrair muito amor”, frisou.
Os banhos prontos são outra opção, conforme Filipe Sayto, basta diluir dois litros de água, tomar banho antes da virada do ano. “As pessoas já podem encontrar os prontos, o 'chama do amor', 'desata nós' e 'vence tudo', atrai sorte e abre os caminhos”, comentou. As velas brancas ou coloridas também são uma opção para harmonizar o ambiente durante o réveillon". "As brancas ajudam iluminar o anjo da guarda, fortalecer o espírito, as coloridas cada cor representa um orixá, além disso podemos ainda associar aos defumastes de brasa, com mirra, mescla, alecrim e alfazema”, concluiu.
O proprietário de uma loja especializada nesses artigos comercializa os produtos há 30 anos, e revela que nesse período do ano a movimentação intensifica, porque as pessoas buscam diversas formas de exercitar a fé, por meio das simpatias. “O que mais procuram é a seiva da alfazema para limpeza do corpo e do ambiente. Serve para quebrar o olho gordo e inveja. Os talcos, para usar na roupa e nas casas, os colares para quem tem devoção, como a Iemanjá, defumador, pó para banho, velas e mel. O mel muitas pessoas buscam nessa e em outras épocas do ano para buscar paz, harmonia e amor, pode utilizar no banho e para fazer oferenda para os orixás”, Genival Leite, 46 anos.
Adeptos
Muitos chamam de rezas, outros de superstição, mas as simpatias fazem parte da sabedoria popular e expressam um sentimento de fé e pensamento positivo para muitos adeptos de produtos que significam a promessa de energias positivas para o novo ano. Esse é o caso da auxiliar de serviços Maria Salete Izidro Passos, 41 anos. Todos aos anos, ela compra e usa defumador de erva-doce, alecrim e mirra. “Ajuda a prosperar, atrai cosias boas, energias positivas. Visto-me também toda de amarelo, branco ou azul. Tomo banho de descarrego, com arruda e alfazema”, revelou.
A dona de casa Maria José Simões, 46 anos, disse que também faz alguns procedimentos. “O banho de obará é composto por várias ervas e ajuda a atrair dinheiro, prosperidade e sorte. O milho branco coloco em todo o telhado para trazer paz, saúde, harmonia. Repito isso anualmente”, frisou.
Comentários