VIDA URBANA
Queda de raio mata três homens embaixo de árvore no Cariri
Incidente ocorreu na rodovia que liga as cidades de São José dos Cordeiros e Taperoá na tarde da sexta-feira (9). Vítimas se abrigavam esperando a chuva passar.
Publicado em 10/04/2010 às 8:40
Silvana Torquato
Do Jornal da Paraíba
A queda de um raio na rodovia PB-210, que fica entre São José dos Cordeiros e Taperoá, no Cariri paraibano, provocou a morte de três pessoas na tarde da sexta-feira (9). Segundo informações da Polícia Militar de Serra Branca, que atendeu a ocorrência, as vítimas eram três homens de Taperoá que estavam embaixo de uma árvore no Sítio Acácio esperando a chuva passar. O raio atingiu as vítimas, que tiveram as roupas e as pernas queimadas.
A PM ainda informou que os três homens se dirigiam de São José dos Cordeiros a Taperoá em duas motos. Como estava chovendo no momento, eles pararam os veículos e procuraram abrigo embaixo de uma árvore de algaroba quando foram atingidos pelos raios, por volta das 15h40 de ontem. As vítimas são José Anchieta Farias de Gonzaga, 29 anos; e os irmãos José Neto Bonifácio e Lucenildo Bonifácio.
Durante todo o mês de abril, São José dos Cordeiros registrou 28,4 milímetros de chuva. E na sexta-feira (9) choveu pouco na cidade. O agricultor Antônio Araújo disse que ficou assustado com os relâmpagos e os trovões registrados na tarde de ontem.
Baixa incidência
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Recife, de modo geral, a Paraíba tem uma baixa incidência de queda de raios no Litoral, com uma média de cinco raios por quilômetro quadrado. Mas, a medida que se dirige para o interior esta ocorrência aumenta, tanto que em Campina Grande a média já chega a 40 raios por quilômetro quadrado, sendo ainda mais elevada no Sertão.
Comentários