icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Queremos uma UFCG compatível com nossos anseios', diz Antônio Fernandes

JORNAL DA PARAÍBA inicia hoje série de entrevistas com postulantes à reitoria.

Publicado em 17/11/2020 às 9:49 | Atualizado em 17/11/2020 às 16:40


                                        
                                            'Queremos uma UFCG compatível com nossos anseios', diz Antônio Fernandes
Foto: Arquivo Pessoal

				
					'Queremos uma UFCG compatível com nossos anseios', diz Antônio Fernandes
Foto: Arquivo Pessoal. Foto: Arquivo Pessoal

O professor Antônio Fernandes Filho, candidato a reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é formado em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em Farmácia pela Universidade de São Paulo (USP). Candidato pela 'Chapa 1 - UFCG Inovadora, inclusiva e descentralizada', Antônio abre a série do JORNAL DA PARAÍBA com os três postulantes ao cargo de reitor. A sequência é por ordem alfabética.

Antônio Fernandes Filho é professor associado da UFCG, nos cursos de Enfermagem e Medicina, e atua nas áreas de Bacteriologia Médica, Infecção hospitalar e biotecnologia. Atualmente, ele também exerce a função de diretor do Centro do Campus da UFCG no município de Cajazeiras, Sertão do estado, e para concorrer à reitoria tem como candidato a vice-reitor o professor Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata.

Entre as principais propostas de Antônio Fernandes está criar uma gestão descentralizada e com olhar para o capital humano. Ele pretende investir em prol dos servidores, tanto docentes quanto técnico-administrativos, e em serviços para alunos e sociedade no geral.

"Temos uma proposta que pensa a UFCG em sua estrutura multi campi, presente em boa parte do estado. Queremos planejar a execução do plano de desenvolvimento institucional, a partir da elaboração do planejamento estratégico que priorize a valorização do capital humano proposto, pelas pessoas que compõem a UFCG em todos os seus segmentos. Queremos formar equipes de trabalho compostas por professores escolhidos por competência, experiência e habilidade na resolução de problemas, com capacidade de escuta e diálogos", disse.

O professor também defende a maior realização de diálogo, para possibilitar a interlocução entre os campi, cursos e pessoas. Como exemplo da falta de interlocução, Antônio falou sobre a oferta dupla de vários cursos que, segundo ele, não é comunicada.

"É necessário urgentemente definir e implantar uma política de comunicação abrangente que seja inclusiva, que valorize a interlocução entre os campi, cursos e pessoas. Temos vários cursos com dupla oferta e que não se comunica. Precisamos possibilitar o acesso e acompanhamento de todos os órgãos com transparência, descentralizar a gestão operacional e a execução de recursos em toda a UFCG. Também temos que estabelecer um diálogo entre a universidade e a sociedade.", comentou.

Por fim, Antônio Fernandes reforçou a criação de planos e metas para cada segmento, como para a assistência estudantil e para o combate à evasão dos alunos, par que eles não tenham apenas uma formação adequada, mas também tenham meios que possibilitem dignidade.

"Temos planos e metas pra cada segmento, com escuta mais próxima aos estudantes, acolhendo tanto quem está ingressando quanto o que está prestes a sair, e tentando combater a evasão e dar toda assistência necessária para o que o estudante tenha não só a formação adequada, mas meios para ter a formação adequada e dignidade. Estamos oferecendo à comunidade acadêmica nossa experiência. Construímos um projeto que prevê ações para cidadania, que quer uma universidade inovadora, inclusiva, descentralizada e com uma estrutura compatível com nossos anseios.", finalizou.

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*

Imagem

Bruna Couto

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp