VIDA URBANA
Ração light ajuda a emagrecer
Bichos domésticos devem seguir uma dieta prescrita pelo veterinário para manter o peso ideal e evitar problemas de saúde.
Publicado em 01/07/2012 às 17:02
É muito mais demorado fazer um cão gordo ou um gato gordo alcançar o peso ideal do que fazer o mesmo com um ser humano, o alerta é da veterinária Eulânia Veloso Chaves. Ela explica que mesmo com a redução de alimento o animal só começa a perder peso a longo prazo pois o metabolismo também diminui quando a dieta é iniciada, o que dificulta o emagrecimento.
A veterinária sugere que a dieta dos animais gordos e obesos deve ser restritiva, com ração light na quantidade sugerida pelo veterinário e de acordo com o peso e idade do animal.
A veterinária Eulânia Veloso também é favorável ao uso de medicamentos fitoterápicos, como chá verde, no trabalho de perda de peso.
E se o gatinho ou cachorro insiste em ficar ao lado da tigela onde fica a ração animal após comer, dica é retirar a tigela e guardá-la.
Segundo a veterinária, o fato do bicho não ver a tigela reduz a ansiedade. Mas se o animal demonstrar fome é preciso ser firme e seguro. “Não dê comida o tempo todo. O animal precisa ter disciplina até na hora de comer”, explica a veterinária. Nesse caso é fundamental ter a certeza que encher o bicho de estimação de comida não vai fazer ele mais feliz, e sim viver menos.
Outro fator que aumenta a possibilidade do surgimento da obesidade é a castração do animal doméstico além da diminuição da atividade física, outro fator ligado à castração.
Para ajudar no controle de peso, longas caminhadas, no caso dos cães; e brincadeiras com bolas ou qualquer outro brinquedo, no caso dos gatos, ajudam na manutenção de um mínimo de exercício.
Outra questão que influencia diretamente na saúde dos cães e gatos é a idade do animal. No caso dos gatos, os mais velhos tendem a ser obesos. Para estes animais existem rações preparadas de acordo com a idade e condição física.
Existem ainda raças caninas predispostas a serem obesas.
Nessa lista aparecem cães labradores, beagles, bassets hounds e cocker spaniel, entre outros. Mas isso não é motivo para deixar o animal obeso, com excesso de massa corporal, barriguinha distendida e abdômen proeminente.
Comentários